Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer infantil é a principal causa de morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, sendo os tipos mais frequentes a leucemia, tumores no Sistema Nervoso Central e os linfomas. Para abordar esse assunto e alertar os pais, profissionais da saúde, educadores e a sociedade em geral sobre a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Londrina instituiu a Campanha Setembro Dourado, no Calendário Oficial de Comemorações do Município, em setembro de 2019.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina dá início às ações do Setembro Amarelo
| Foto: Divulgação

Como parte das atividades, os representantes da ONG Viver e os servidores municipais farão a divulgação da campanha, incluindo a iluminação dos espaços públicos com a cor dourada. A partir desta semana, a Sercomtel Iluminação realizará o trabalho no viaduto da Avenida Dez de Dezembro; no Monumento O Passageiro (próximo à Rodoviária); na Concha Acústica (no Centro); na cascatinha do Igapó (abaixo da Avenida Higienópolis); na Praça da Garça (no final da Avenida Maringá) e no Monumento Bíblico (próximo ao Lago Igapó 1).

"Essa campanha – estimulada pela Organização Viver em parceria com a Prefeitura de Londrina – vai deixar a cidade muito bonita, com a cor dourada, buscando que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas, como uma dor ou mancha no corpo ou olho opaco na hora de tirar a foto. São pequenos sinais que podem indicar a doença e quanto antes se faz o diagnóstico, maior é a possibilidade de ter a cura e a melhora da criança”, disse o prefeito Marcelo Belinati, que recebeu integrantes da ONG Viver na manhã desta segunda-feira (30).

SINTOMAS

A campanha busca conscientizar a população, incluindo os educadores de escolas públicas e particulares e profissionais da saúde, para que eles também saibam observar os sintomas característicos do câncer nas crianças e adolescentes. Entre os sintomas mais comuns estão hematomas, sangramentos, caroços e inchaço sem dor, ou dores nos membros ou ossos sem a existência de trauma ou infecção, assim como tontura, cansaço, suor noturno, dor de cabeça, tosse persistente e falta de ar.

“É neste mês que conscientizamos as pessoas que estão ao lado das crianças, como os pais, tios, avós, professores e amigos, para a importância do diagnóstico precoce, porque ele salva vidas e dá mais chances de cura à criança, além de ela ter um tratamento menos doloroso. Precisamos estar atentos aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, porque eles são muito parecidos com os sinais de doenças comuns na infância, como dor no corpo, manchas e inchaço, por isso a campanha é tão importante”, explicou a presidente da ONG Viver, Maria Aparecida Marques Lima.

De acordo com dados da ONG Viver, no Brasil o percentual de cura entre as crianças e adolescentes com câncer infantojuvenil gira em torno de 64%, mas a meta é alcançar, pelo menos, 80% de curados. Na Região Metropolitana de Londrina, o Hospital do Câncer é referência no atendimento à saúde para pacientes com câncer. Já a Organização Viver atende 222 famílias de pacientes que recebem assistência à saúde no hospital.

Para isso, a ONG recebe repasses do Fundo Municipal de Assistência Social de Londrina, que ajudam nas ações de acolhimento, amparo e apoio a crianças e adolescentes com câncer, e suas famílias. Ela dispõe de serviços de alimentação; hospedagem; atendimento odontológico, nutricional, psicológico; e atividades de recreação, entre outros. Além dos repasses públicos, a Organização Viver realiza projetos e ações solidárias, durante o ano inteiro, para arrecadar recursos financeiros. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1