Imagem ilustrativa da imagem Londrina chega perto dos 173 mil vacinados com 1ª dose contra Covid
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com 3.170 pessoas vacinadas em Londrina na terça-feira (15), o vacinômetro no município chega perto de 173 mil primeiras doses aplicadas. Ao todo, 86.243 pessoas já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, receberam as duas doses dos imunizantes, de acordo com a última atualização divulgada pela secretaria municipal de Saúde.

Se o ritmo da vacinação em Londrina, que tem seguido uma média de três mil aplicações diárias, for mantido até o domingo (20), a cidade passará a marca de 187 mil vacinados com a primeira dose. Nesta quarta (16), a imunização segue com os horários agendados no CCI Norte ( Centro de Convivência da Pessoa Idosa) e nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, do Eldorado, Ouro Branco e Alvorada.

Com a expectativa de poder ser vacinada desde o início da pandemia, Diva Lopes Pinheiro, 56, recebeu sua primeira dose nesta manhã, na UBS do Jardim do Sol (zona oeste). Ela conta que desde o surgimento do vírus no Brasil manteve a esperança na ciência, no desenvolvimento de imunizantes.

"Já perdi familiares e amigos e, mesmo com a vacina, não vou relaxar quanto às medidas de proteção. Vou seguir usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento. As famílias estão dilaceradas, esperando por vagas em UTI. É uma doença muito grave. A minha expectativa para receber a vacina sempre foi muito alta, mas eu achava que só seria vacinada em meados de agosto. A sensação hoje é muito boa", comentou Pinheiro.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina chega perto dos 173 mil vacinados com 1ª dose contra Covid
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

- Paraná divulga calendário de vacina contra Covid para população geral: confira

Na fila para a vacina também estava a professora Maria Ilza Ziromdi, 51. "Minha expectativa surgiu quando anunciaram que teríamos vacina para esse vírus. A vida toda somos protegidos de doenças com as vacinas. A imunização é o que nos salva, nos protege", ressaltou.

A professora conta emocionada que os pais tiveram Covid e que agora já estão vacinados. "Foram momentos angustiantes na nossa família, com meu pai passando muito mal. Meu desejo é que todos possam receber a vacina logo. A vida normal, eu acho que a gente não vai retomar, mas poderemos viver um pouco mais em paz, com mais segurança em relação a essa doença", desabafou.

PÚBLICO

No sábado (12), a Prefeitura abriu o cadastro prévio para vacinação contra Covid para toda a população acima de 45 anos, sem comorbidades. Neste momento, a vacinação segue em idosos acima de 60 anos, profissionais e trabalhadores da saúde, forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, professores e trabalhadores da Educação e Assistência Social, trabalhadores aeroportuários e população em geral de 55 a 59 anos.

Acesse aqui para fazer o cadastro da vacinação.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.