Imagem ilustrativa da imagem Londrina promove Dia Mundial dos Pobres com moradores de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A partir de uma corrente de solidariedade, uma parcela da população que vive em situação de rua em Londrina, recebeu um café da manhã especial, seguido de almoço e jantar neste domingo (14). A doação de tempo e de alimentos foi promovida por grupos religiosos e voluntários, para marcar a 5ª edição do Dia Mundial dos Pobres.

A data é uma iniciativa do Papa Francisco e tem o objetivo de provocar a reflexão, ação e oração em torno dos que vivem em vulnerabilidade social. Em Londrina, foi oferecido um café da manhã no estacionamento da Catedral Metropolitana para cerca de 200 pessoas. Para Sebastião Miguel de Jesus, 59, que está vivendo nas ruas há cerca de dois anos, poder comer um sanduíche, um pedaço de bolo, frutas e tomar xícara de café com leite, é um momento de alegria. “Fazia tempo que eu não tomava um café assim, com tanta coisa. Tá bom demais”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina promove Dia Mundial dos Pobres com moradores de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

O arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, abençoou os alimentos e explicou sobre a data, cujo tema este ano é “Sentes compaixão?”, sob o lema: “Sempre tereis pobres entre vós” (Mt.14,7). “Esse encontro hoje nos mostra o quanto temos que viver a solidariedade que Jesus pede de nós. O tema deste ano é sobre viver e sentir como o outro”, diz.

A pobreza socioeconômica assola mais de 51,9 milhões de brasileiros e este cenário está cada dia mais assustador, especialmente com a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19. “A pandemia, aliada às questões destacadas pelo Papa Francisco, como a economia da exclusão, a cultura do descartável, a idolatria do dinheiro e a globalização da indiferença, tem levado milhões de pessoas a situações difíceis para a manutenção da vida. O Brasil está, inclusive, voltando ao mapa da fome e os brasileiros precisam perceber isso e entender que as coisas podem ser diferentes se toda a sociedade, de fato, se organizar neste propósito”, ressalta.

Wilson Aparecido Gonçalves, 45, também participou do café da manhã e contou um pouco de sua história, como um gesto de esperança. Ele viveu por 30 anos nas ruas de Londrina. “Com 15 anos, eu já dormia aqui nos arredores da Catedral. Faz um ano e três meses que saí dessa situação e tento levar a vida. Ainda tenho muitos amigos na rua e posso afirmar que uma ação como essa faz uma diferença enorme para quem não tem nada. Não são todas as pessoas que ajudam. Por desprezo mesmo ou porque têm medo”, afirma.

No almoço e na janta, as entregas de 500 refeições irão ocorrer em três pontos de maior incidência dessa população. Também estão programadas ações descentralizadas nas diversas paróquias da Arquidiocese de Londrina. “A proposta é somar ao que já vem sendo ofertado pela rotina dos grupos solidários”, explica o padre Dirceu Fumagalli, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada na zona sul.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina promove Dia Mundial dos Pobres com moradores de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

EXTREMA POBREZA

De acordo com dados do Ministério da Cidadania referentes a setembro de 2021, no município de Londrina, mais de 27 mil famílias vivem em extrema pobreza, ou seja, com uma renda per capita de até R$ 89. Já as famílias consideradas de baixa renda, que vivem com menos de meio salário mínimo per capita, somam 63 mil. Os dados são obtidos através das inscrições no Cadastro Único para Programas Sociais, que reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda.

Sandra Ribeiro, leiga da Toca de Assis (fraternidade que nasceu no seio da Santa Igreja Católica), conta que o perfil da população em situação de rua em Londrina mudou nos últimos anos. “O que temos hoje são muitos jovens e mulheres. Diferente de tempos atrás, quando a maioria era homens de meia idade com problemas com o álcool”, diz. A Toca de Assis surgiu há 15 anos na cidade e atua no acolhimento de homens e abordagens nas ruas, em parceria com a rede municipal de saúde e assistência social.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina promove Dia Mundial dos Pobres com moradores de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

CORRENTE DO BEM

O Dia Mundial dos Pobres em Londrina é organizado pelas Pastorais Sociais, Pastoral da Rua da Paróquia São Lourenço, Santuário Nossa Senhora Aparecida, Toca de Assis e Paróquia Ambiental. Mas a data também mobilizou outros voluntários que distribuem alimentos para as pessoas em situação de rua. É o caso da família Bomba, que ao saber do café da manhã na Catedral, fez questão de doar 140 sanduíches.

“Todos os domingos de manhã, a gente fornece um sanduíche com achocolatado nas imediações da Concha Acústica. ficamos sabendo dessa ação e resolvemos trazer nossa contribuição”, conta Eliane, na companhia dos pais. O trio tem doado tempo e alimentos para essa população há cerca de 10 anos, incentivados pelo trabalho iniciado por uma amiga, já falecida.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina promove Dia Mundial dos Pobres com moradores de rua
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

MENSAGEM DO PAPA

Na mensagem para a VI Jornada Mundial dos Pobres de 2021, publicada em 13 de junho, o Papa Francisco convida a Igreja e a sociedade para não apenas se reconhecer também pobres e “ficar à espera que batam à nossa porta; é urgente ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento… É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”. A mensagem completa pode ser acessada neste link. (Com informações da Pascom)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.