O governador Ratinho Junior anunciou que as aulas na rede estadual de ensino podem voltar na segunda quinzena de novembro, de forma gradativa, caso a curva de infecção do novo coronavírus no Estado continue em queda. Na rede municipal, em que o atendimento é direcionado a crianças menores, de 0 a 3 anos, P4, P5 e do 1º ao 5º ano, o retorno não foi confirmado. As aulas permanecem suspensas até o dia 31 de outubro, até lá, a Prefeitura de Londrina deve emitir novo comunicado.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina ainda não definiu retorno das aulas na rede municipal
| Foto: Roberto Custódio

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, o curso de brigada da pandemia continua ativo. “Cada escola vai desenvolver seu plano de mobilidade, inclusive, isso faz parte do desenvolvimento do curso. Quantos alunos cabem, qual vai ser a rota de entrada e saída dos alunos, tudo isso já está desenhado, inclusive, MEC (Ministério da Educação) já se manifestou nesse sentido”, aponta.

Sobre a declaração do governador, a secretária afirma que não há impacto sobre as decisões na rede municipal, pois o Estado trata de crianças a partir do 6º ano, que, segundo ela, é uma realidade muito diferente da tratada pelo município. “Eu acredito que o prefeito vai manter a linha de avaliar como os especialistas qual o momento certo para volta às aulas”, menciona, sem definir datas. .