Comerciantes da Rua Benjamin Constant fizeram um abaixo-assinado pedindo a criação de vagas de estacionamento no trecho entre a Professor João Cândido e a Avenida São Paulo, no centro de Londrina. O documento tem cerca de 200 assinaturas e foi entregue no final de setembro para o vereador Roberto Fu (PDT) cobrar respostas da prefeitura. O assunto foi transformado em uma indicação legislativa já aprovada na Câmara.

Imagem ilustrativa da imagem Lojistas pedem vagas de estacionamento na frente do Terminal Urbano
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O pedido nasceu de lojistas da Galeria Benjamin, existente há aproximadamente 15 anos em frente ao Terminal Central de Transporte Coletivo. Síndico desde 2016 do empreendimento que reúne atualmente 170 empresários, Jorge Dimov Júnior cita que o estacionamento facilitaria bastante a vida dos clientes. "Muita gente vem de ônibus, desce no terminal e segue para as compras, mas percebemos que uma parcela importante de compradores vem de carro em dias de bom movimento, como o sábado, e não encontra lugar pra estacionar", disse.

Júnior informa que as vagas no entorno da Benjamin Constant não são suficientes para atender a demanda. "Se você tirar a entrada e saída do Terminal Central, acredito que poderiam ser instaladas umas 15 vagas. As que têm aqui ao redor não suprem a necessidade. Boa parte delas é de carga ou descarga. Esse aqui é o único quarteirão da Benjamin que não tem estacionamento", explica.

Para o síndico, o trânsito nas imediações do Terminal Urbano é o grande obstáculo para que a reivindicação saia do papel. "O problema não é o terminal em si, mas o fluxo de veículos nele, o que pode ser um impedimento. As vagas seriam uma maneira de atrair mais clientes para essa região, que, assim como o restante do comércio, foi e está sendo bastante afetada pela crise da pandemia", relata.

A FOLHA procurou o presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Tadeu Felismino, mas não obteve retorno.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1