As prefeituras de Ponta Grossa (Campos Gerais), Guarapuava (Centro) e Cascavel (Oeste) tomaram a iniciativa em conjunto de reabrir o comércio gradativamente. Nos dois primeiros municípios a deliberação foi pelo escalonamento, com as lojas funcionando em dias alternados, dependendo da área de atuação. A maior parte dos setores poderá abrir somente duas vezes por semana. As alterações passaram a valer na segunda-feira (6).

Em Ponta Grossa, por exemplo, as lojas de móveis e eletrodomésticos vão poder funcionar apenas nas segundas e quintas-feiras e as de calçados e confecções as terças e sexta-feitas. Os serviços considerados como essenciais - supermercados, farmácias e postos de combustíveis - continuam abrindo normalmente.

Por outro lado, a prefeitura publicou um decreto restringindo a circulação de populares em supermercados. A ação foi adotada após o poder público constatar aglomerações. Cada estabelecimento poderá autorizar a entrada de uma pessoa para cada 25 metros quadrados e apenas um indivíduo de cada família. Crianças não podem frequentar e idosos só adentram com a utilização de luvas e máscaras.

O Executivo promete fiscalização rígida e garantiu que poderá rever o plano de retorno das atividades comerciais caso as regras impostas não sejam cumpridas. Ponta Grossa tem cinco casos confirmados de coronavírus e outros 105 ainda em investigação. O transporte público na cidade voltou a funcionar com tabela normal e um carro e servidores estão fazendo a desinfecção de vias com hipoclorito de sódio.

GUARAPUAVA

Em Guarapuava, a prefeitura garantiu que a decisão de voltar com o comércio foi tomada em consonância com a Comissão Médica Especializada em Orientação e Recomendação de Medidas de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19, que foi constituída no município. O horário de abertura para todos os dias da semana será das 9h às 20h e as lojas precisam fornecer aos funcionários máscaras e álcool gel. É necessário fazer o controle de lotação de uma pessoa a cada três metros quadrados. Os colaboradores ainda precisam ter a saúde acompanhada diariamente.

Guarapuava
Guarapuava | Foto: iStock

Tornou-se obrigatório o uso de máscara para embarque no transporte coletivo, táxi e acesso aos estabelecimentos considerados essenciais. Guarapuava tem somente uma confirmação da doença desde o início da pandemia.

CASCAVEL

Com três registros de óbitos por coronavírus, Cascavel é a terceira com mais casos confirmados, somando 36. O Executivo liberou, a partir desta terça-feira (7), que as lojas com até nove funcionários abram. O toque de recolher foi modificado e ao invés de ocorrer entre 20h e 6h, como vinha sendo praticado desde 23 março, será das 21h às 6h. Nesta segunda, a prefeitura higienizou os espaços públicos.

Em Cascavel podem reabrir lojas com até nove funcionários
Em Cascavel podem reabrir lojas com até nove funcionários | Foto: Divulgação Prefeitura de Cascavel

Já o transporte coletivo urbano permanece operando com frota reduzida e em horários de pico para trabalhadores do setor de saúde e dos serviços essenciais. “As pessoas que trabalham em serviços não essenciais não poderão embarcar nos ônibus e o transporte delas deve ser resolvido pelo empregador. Se houver insistência, a GM (Guarda Municipal) poderá ser acionada”, advertiu o procurador jurídico de Cascavel, Luciano Braga Côrtes.