Local apropriado para pedir pela paz tão almejada
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de janeiro de 2008
Fernanda Borges<br>Reportagem Local 
Paredes azuis, que fazem lembrar o céu. Flores, imagens de anjos e santos, além de um silêncio pacífico e aconchegante. É nesse ambiente agradável que grupos de pastorais, padres, irmãs e fiéis da Igreja Católica, reúnem-se constantemente para momentos de reflexão, oração e adoração a Deus. O Santuário Eucarístico Mariano, localizado nas dependências da Paróquia São Vicente de Paulo, é um dos primeiros santuários eucarísticos do mundo e tem recebido a população católica em atividades realizadas no local.
A coordenadora do Santuário, irmã Cleuza Maria Ferreira, lembra que o local foi construído na década de 1960 e passou a ser considerado um santuário eucarístico em 1997, pelo bispo da época, Dom Albano Cavallin. O santuário, que sempre esteve ''nas mãos'' das irmãs claretianas, é hoje um local aberto para qualquer fiel que queira frequentá-lo. ''A Família Claretiana é formada por um grupo de congregações e de instituições que têm Santo Antônio Maria Claret por fundador. Ele viveu na Espanha no século dezenove. Hoje fazemos questão de abrir a casa para qualquer pessoa, pois é um lugar de oração e adoração'', disse. A congregação nasceu em Londrina por meio da fundadora Madre Leônia, e já está presente em 17 países espalhados pelos cinco continentes. As irmãs só fundam comunidades onde são convidadas a fazerem isso.
O padre Joel Ribeiro Medeiros, 43 anos, que assumiu a paróquia São Vicente há uma semana, lembrou que existem vários santuários pelo mundo e que todos possuem significados importantes. ''Os santuários sempre foram pontos de referência para um encontro com Deus. O santuário eucarístico é um lugar onde a pessoa chega discípulo para se tornar um apóstolo'', disse.
Para o padre Joel, os santuários eucarísticos do mundo todo têm estado ''apagados'' e ele pretende ''reviver'' ainda mais as ações realizadas no santuário da paróquia. ''Temos diversos eventos eucarísticos que podem ser realizados aqui. Também precisamos reviver nas pessoas a importância de participar das atividades no santuário, que é um lugar de toda a comunidade diocesana'', comentou.
O padre Joel é nascido em Primeiro de Maio e entrou no seminário com apenas 16 anos de idade. Para ele, a vontade de ser padre ''existiu desde sempre''. ''Desde menino eu acompanhava meu pai até as missas e sempre soube que era isso que eu queria ser. Não gosto muito das mudanças, porque tudo parece sair do lugar, mas fui muito bem recebido nesta paróquia e estou bastante feliz, principalmente por ter aprendido que São Vicente de Paulo levava muito a sério a caridade, uma prática que acho extramente importante e valiosa nos dias de hoje''.
Além de divulgar e expandir as ações realizadas no santuário, padre Joel pretende ''unir forças'' para trabalhar em conjunto com as demais entidades inseridas no contexto da existência da paróquia, como o asilo São Vicente de Paulo. ''Quero juntar forças, unir trabalhos e aprender com as experiências. Acho que dentro da selva de pedras que é Londrina, o Santuário Eucarístico Mariano é um oásis para os fiéis e pode servir como uma verdadeira comunhão com Deus'', finalizou.
Serviço
- O Santuário Eucarístico Mariano fica na avenida Madre Leônia Milito, nº 545, no Parque Guanabara. Para agendar visitas em grupo, os telefones de contato são: (43) 3339-0808, 3339-1887


