Em meio a uma situação alarmante de dengue em Londrina, moradores da Vila Brasil, região central, cobram ações da prefeitura em relação ao mato alto e ao lixo encontrado pelas ruas do bairro. Embalagens de marmitas de isopor, copos plásticos e outros resíduos se acumulam nas calçadas e nas bocas de lobo.

Em muitos pontos, como na esquina das ruas Brasil e Paes Leme, os pedestres precisam se arriscar a disputar espaço com os carros para desviar de touceiras de mato que já atingem a altura das placas de sinalização. “Faço caminhada todos os dias pela manhã pelo bairro, mas está cada dia mais difícil. O mato está tomando conta de tudo. Sem falar no lixo. Está muito feia a situação”, reclama Nair Pereira.

Mato alto e sujeira na Rua Brasil
Mato alto e sujeira na Rua Brasil | Foto: Celso Felizardo

Outro ponto crítico do bairro é o Palácio do Futsal. O mato alto em volta do centro esportivo traz insegurança aos moradores vizinhos. Isso porque o mato esconde sujeiras que podem se tornar criadouros para o Aedes aegypti. “Estou muito preocupada com essa situação. A gente vê a situação alarmante da doença aqui na cidade e na região. Não podemos conviver com esse perigo ao lado”, comenta Lídia Benetti.

Moradores do condomínio vizinho informaram que entraram em contato com a Liga Metropolitana Londrinense de Futsal que disse que aguarda a roçagem por parte da prefeitura, mas que, segundo eles, se o serviço não for feito até a próxima segunda-feira (26), eles se comprometeriam a arcar com os custos de uma limpeza particular.

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que os serviços para a Vila Brasil estão previstos para a semana que vem, mas que o calendário pode ser afetado pelas chuvas. Segundo o órgão, as condições climáticas têm impactado o cronograma.

A reportagem entrou em contato com a FEL (Fundação de Esporte de Londrina) responsável pelas questões de limpeza do entorno do Palácio do Futsal e foi informada que os responsáveis só poderiam atender à tarde.

Neste ano, Londrina registrou duas mortes pela doença. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, são 10.122 casos notificados, sendo 2.401 confirmados, 2.412 descartados e 5.309 ainda em análise. A zona sul concentra a maior quantidade de casos, mas o cenário também é preocupante em outras regiões, incluindo o centro da cidade.