Pontal do Paraná - O casal Carlo Nora e Elizabeth Nora aproveitava o belo dia de verão no fim da manhã de segunda-feira, dia 29, nas areias do balneário Praia de Leste quando foi surpreendidos por um caminhão carregado de lixo. O veículo transitava pelo meio dos turistas na areia da praia e acabou atolado quando tentava deixar o local.
O motorista, que não quis ser identificado nem dar entrevista para a reportagem da FOLHA, foi resgatado por banhistas que o ajudaram a tirar o veículo do meio da areia.
"Não sei por que não fazem a coleta de madrugada, que é o horário mais adequado", reclamou Carlo Nora. O publicitário é freqüentador assíduo do Litoral desde a infância. "Nunca vi nada do gênero", contou. A presença do caminhão na areia também foi novidade para o serralheiro Adal Alves e o cunhado, Marcelo Fagundes. "É realmente inédito", disse Alves. Os dois ajudaram o motorista a desatolar o veículo.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, a manhã "não é o horário mais adequado para a coleta de lixo na praia". "Estamos tendo problemas de logística", informou. Segundo ele, a empresa contratada pelo governo do Estado foi notificada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e tem até hoje para resolver as irregularidades na coleta.
"Essa empresa foi contratada numa situação de emergência porque o governo não quis ceder à chantagem feita pelas empresas locais para que o preço do serviço fosse reajustado", afirmou. O secretário informou ainda que as dificuldades enfrentadas na coleta de lixo são conseqüência da inexperiência da Leão e Leão Ambiental, empresa responsável pelo serviço, com cidades litorâneas e do aumento de 27% na quantidade de lixo produzida pelos turistas. "Estamos coletando 195 toneladas de lixo, em média, por dia. Em 2007, a coleta diária era de 160 toneladas", disse.
Segundo o secretário, um mutirão de coleta de lixo está sendo realizado desde o último domingo, dia 28. "Fomos surpreendidos pelo volume do que estamos recolhendo. Há locais que estão sendo atendidos pelos caminhões de coleta três vezes ao dia", contou. Um total de 464 pessoas e 39 caminhões estão trabalhando na coleta de lixo na região. "Na virada do ano, mais 30 pessoas e dez veículos irão reforçar a equipe", informou. Para Rasca, a coleta está normalizada. "Não tem lixo acumulado no Litoral", afirmou.
No entanto, a reportagem da FOLHA esteve em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba no último dia 29 e encontrou muitas casas com lixo acumulado. "Este ano tem mais lixo que em anos anteriores", declarou a empregada doméstica Maria José Carlos. Em frente a casa onde Maria José está hospedada, em Praia de Leste, o lixo da família e dos vizinhos ainda aguardava a coleta. Já o eletricista aposentado Sirineu Gomes de Souza não esperou a coleta do lixo. "A gente mesmo que está cuidando", contou.
A reportagem da FOLHA tentou entrar em contato com a Leão e Leão Ambiental tanto pelos telefones da sede da empresa quanto pelo número 0800 704 3013, sem sucesso.

mockup