Litoral tem 80% de praias impróprias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de fevereiro de 2004
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba Os pontos impróprios para o banho nas praias do Litoral paranaense aumentaram em 80% na última medição feita pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). De acordo com os técnicos, um dos principais motivos é o aumento das fortes chuvas nos últimos dias, fazendo com que as fossas e canais transbordassem, contaminando vários pontos do Litoral. No boletim anterior, 13 pontos monitorados foram considerados impróprios. Agora, são 23.
A surpresa ocorreu no município de Pontal do Paraná, até então com todos os pontos excelentes nas últimas avaliações. O novo exame de balneabilidade detectou que três dos cinco pontos analisados são impróprios: Pontal do Sul, Ipanema e a praia Olho D' Água. Os balneários de Shangri-lá e Praia do Leste continuam sendo excelentes.
Na Ilha do Mel, as praias de Fortaleza e Farol também podem ser utilizadas. Na praia de Encantadas, quatro dos cinco pontos analisados foram reprovados. Apenas está com condições excelentes o Mar de Fora. Em Matinhos, os balneários de Solymar e Gaivotas foram considerados os melhores pontos e as áreas da região central, impróprias.
Em Guaratuba, somente a região de Prainha e a localidade em frente à Colônia de Férias Magistrados estão com a qualidade da água excelente. A próxima análise será feita hoje.


