Luciana Pombo
De Curitiba
Prefeituras do litoral querem estimular o pagamento do IPTU para diminuir os prejuízos com a inadimplência. Em Paranaguá, sorteios de carro, televisão e motocicleta fazem parte da promoção para os que resolverem pagar o IPTU à vista e até o dia 31 de janeiro, com 25% de desconto. Os carnês começaram a ser distribuídos ontem.
Segundo o diretor de IPTU de Paranaguá, Sérgio Villa, a inadimplência no município é alta. Os números ainda não foram fechados, mas acredita-se que esteja perto dos 30%. Quem pagar o imposto até o dia 29 de fevereiro terá desconto de 10% e quem deixar para pagar até 31 de março, terá desconto de 5%. Quem não quiser pagar à vista, poderá parcelar em até quatro vezes. Estão sendo distribuídos em Paranaguá 37,2 mil carnês. O reajuste no imposto neste ano varia entre 8 e 10%.
Em Pontal do Paraná, estão sendo distribuídos 32,8 mil carnês de IPTU (17,7 mil prediais e 15,1 territoriais). Apenas cerca de 5% deles correspondem a moradores do município. A taxa de inadimplência chega a 40%. O parcelamento pode ser de até dez vezes e desconto de 15% para quem pagar o imposto à vista até o dia 31 de janeiro. As pessoas que tiverem qualquer dúvida sobre o imposto poderão esclarecê-las através de um serviço telefônico gratuito que funciona pelo número 0800-410109.
Já em Matinhos, cerca de 43 mil contribuintes começaram a receber ontem os carnês do IPTU. Este ano, não houve reajuste. Os moradores poderão fazer o pagamento antecipado até o dia 31 deste mês, com 25% de desconto. O parcelamento da dívida pode ser feito em seis vezes. De acordo com o secretário municipal de administração e finanças, Francisco Molinari Gonçalves, a inadimplência em Matinhos chega a 38%. Cerca de 18 mil devedores estão sendo executados na Justiça. A Prefeitura está parcelando as dívidas passadas em até dez vezes, com juros de 1% ao mês.