Litoral do Paraná é surpreendido por forte vendaval
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 29 de dezembro de 1997
Elisa Marilia Carneiro 
Curitiba
Albari RosaPrejuízoBertotti conserta estragos que o vendaval provocou em sua casa, no balneário de Ipanema: pernas para o arToda a área do litoral do Paraná foi surpreendida na noite de sábado por um forte vendaval, que assustou pela fúria, quantidade de raios e trovões. Nos municípios de Pontal do Paraná até Guaratuba foram registrados duas mortes por afogamento e duas por acidente de trânsito. Seis casas foram destelhadas, três árvores caíram na estrada Alexandra-Matinhos e houve um princípio de incêndio. O vento de 60 Km/hora veio de Santa Catarina e provocou ressaca no mar, mas não chegou a atingir os prédios. Na noite de sábado, a Capitania dos Portos de Paranaguá previu a proximidade dos ventos e avisou o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar através do rádio.
No alerta, a capitania recomendava que nenhuma embarcação fosse ao mar. Foi pedido ainda para que os motoristas redobrassem o cuidado no trânsito e que as crianças permanecessem em casa com os pais.
Na Praia Grande, em Matinhos, dois irmãos desapareceram no mar. A menina Franciele Elaine França, de oito anos, foi encontrada morta na praia, no sábado. O irmão dela, César Fernando França, de 13 anos, continua desaparecido. Na Baía de Guaratuba, o Corpo de Bombeiros recolheu o corpo de José Roberto de Lima, 21 anos.
Já havia ouvido falar no El Ni¤o e não levei a sério. Mas agora comecei a ficar preocupado, disse o torneiro mecânico Gervásio Bertotti. Ele e a família foram surpreendidos pelo vendaval que destelhou parte da casa, no balneário Ipanema, em Pontal do Paraná.
Segundo Bertotti, por volta das 19h30 de sábado começou a ventar forte. Banhistas e crianças corriam por todos os lados e tinha um monte de guarda-sol voando. Ele contou que proprietários de bares e restaurantes perderam toldos de lona e as mesas colocadas nas calçadas ficaram de pernas para o ar.
No período de Natal, as praias do Estado receberam 272 mil turistas. De acordo com a Operação Verão, da Polícia Militar, 1,5 mil policiais estão no litoral numa operação que envolve helicópteros, lanchas, jet-skis, radares, bafômetros, decibelímetros, viaturas, motos, motonetas e bicicletas, além de torres de observação colocadas nas principais praias do litoral.


