Lira indica 0,3% de presença do mosquito da dengue
Reportagem Local
O quarto Levantamento do Índice Rápido do Aedes (Lira) realizado neste ano em Londrina apontou um índice de 0,3% da presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela. O índice abaixo de 1%, parâmetro recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para se evitar epidemia da doença, foi divulgado ontem pela Secretaria de Saúde. A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de outubro em 8,3 mil imóveis cerca de 5% do total.
O local com maior incidência do mosquito foram os vasos de plantas, com 48% do total dos focos encontrados, seguidos pelos depósitos que ficam ao nível do chão, como recipientes de alimentação de animais, barris e tonéis, com 26%. O Lira mostra ainda que, dos 18 extratos presentes em Londrina, o extrato nº 9, que compreende os jardins Parati, Chefe Newton, Maria Celina, dos Estados e Parigot de Souza I, além do parque São Jorge, foi o que apresentou o maior índice de infestação do Aedes, de 1,8%.
A diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, Sônia Fernandes, informou que 99% dos focos encontrados no levantamento estão nas casas e imóveis comerciais. Por isso, a secretaria vai promover ações diferenciadas para o combate ao mosquito nesses locais.
A secretaria divulgou também os números da dengue. Neste ano foram registrados, desde o início do ano, 111 casos positivos de dengue. Destes, 96 são autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade, e 15 são importados.





