Licitação para reforma da UPA Sol é questionada na Justiça
Terceira tentativa de promover melhorias na estrutura do prédio segue sem desfecho, enquanto Saúde negocia local provisório
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de junho de 2024
Terceira tentativa de promover melhorias na estrutura do prédio segue sem desfecho, enquanto Saúde negocia local provisório
Pedro Marconi
A reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, virou um imbróglio. A terceira tentativa para revitalizar o espaço foi parar na Justiça, após uma empresa participante do certame questionar o resultado do edital. Em abril, a FOLHA mostrou que uma empreiteira com sede na cidade foi declarada vencedora, com proposta de R$ 1,6 milhão.
Entretanto, outra construtora não concordou com o resultado. “Houve a fase de recurso e contrarrazões superada, uma empresa foi declarada vencedora. Quando fomos chancelar essa licitação, a empresa que foi desclassificada entrou com um mandado de segurança na Justiça para que a licitação fosse suspensa”, comentou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.
LEIA TAMBÉM: UPA Sabará deixa de ser exclusiva para dengue a partir desta quarta
De acordo com Machado, o mandado de segurança não foi concedido, no entanto, o processo licitatório segue parado. “A nossa decisão administrativa ainda impera, mas o poder judiciário solicitou que prestássemos algumas informações a respeito desta licitação. Então, o entendimento jurídico da secretaria de Gestão Pública é que vamos esperar ser definido a questão desse mandado de segurança para ver qual alternativa vamos seguir.”
NEGOCIAÇÃO
Enquanto o certame segue sem desfecho, a secretaria ainda negocia um local para receber a estrutura de forma provisória durante as obras. A primeira opção é o prédio onde funcionava o Mater Dei, na rua Souza Naves, esquina com a avenida Bandeirantes, na área central. Os serviços do hospital estão na Santa Casa.
“Todas, ou quase todas, nossas fichas estão no Mater Dei. Temos conversado bastante com a direção da Santa casa, relatando a importância da parceria. Por outro lado, há um projeto da instituição para que aquela estrutura possa ser reutilizada. Estamos em negociação, propomos um período de contrato”, explicou.
A UPA Sol foi inaugurado em 2015, no entanto, no ano seguinte apareceram rachaduras, além de outros problemas estruturais. A reforma prevê intervenções na alvenaria, revestimentos de paredes e teto, esquadrias, pisos, cobertura e instalação hidráulica e elétrica.