Imagem ilustrativa da imagem Licitação para readequar avenida Ayrton Senna é publicada

Foi lançada a licitação para a obra de readequação viária da avenida Ayrton Senna, na zona sul de Londrina, em trecho de mais de dois quilômetros, entre as ruas Professor Joaquim de Matos Barreto e avenida Madre Leônia Milito. O serviço prevê a construção de uma terceira faixa de rolamento para veículos e supressão da ciclofaixa existente, entre outras intervenções.

A prefeitura pretende gastar no máximo R$ 649 mil, em recursos próprios do município. O certame é na modalidade tomada de preços, ou seja, entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até três dias antes da data do recebimento das propostas. Os envelopes serão aceitos pela Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos até 27 de dezembro.

As ações propostas vão diminuir o número de vagas na avenida Ayrton Senna. O estacionamento, que atualmente é em 45 graus, no sentido lago Igapó, será modificado, com os veículos ficando em paralelo à calçada. Na rua Ernani Lacerda de Athayde, os espaços para estacionar no canteiro central serão extintos para quem vai à PR-445 e no lado oposto, antes da rotatória.

“A expectativa com todas estas intervenções é diminuir a lentidão da Ayrton Senna para que possamos drenar melhor o tráfego”, ressaltou Denise Ziober, diretora de Trânsito e Sistema Viário do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).

SEMÁFOROS

Um semáforo será instalado na rua Bento Munhoz da Rocha Neto, para o motorista que vem do aterro do Igapó sentido avenida Higienópolis, antes da rotatória. “Será regulado a partir do semáforo para pedestre que fica no meio da rotatória. Com isso será possível priorizar quem desce pela Ayrton Senna. Atualmente, sem o equipamento, que vem pela Bento Munhoz acaba tendo prioridade em relação a quem está na avenida”, explicou.

Também será colocado aparelho para regular a passagem de veículos na Ernani Lacerda de Athayde. Todos os projetos foram confeccionados pelo Ippul.

OPINIÃO

Para o comerciante Gino Oscar Marques, a proposta do poder público para a localidade não resolve o problema de congestionamento, em especial nos horários de pico. “A questão não é a quantidade de carros que passam, mas o fluxo deles nas rotatórias, que não é ágil. É algo paliativo, na minha opinião. Semáforos no lugar das rotatórias, por exemplo, poderiam dar mais velocidade às vias”, sugeriu o proprietário de uma loja de móveis planejados na avenida.

Para quem passa ou trabalha na região, a redução na quantidade de vagas para estacionamento deverá prejudicar aqueles que vão à avenida ou adjacências para compromissos rápidos, já que a maioria das lojas dispõe de espaço próprio para clientes deixarem os carros.

PRAZO

Ainda estão inclusas na contratação de terceirizada a realocação de um poste na rotatória próxima à Ayrton Senna com Bento Munhoz, nova pavimentação asfáltica e adaptações pluviais. As rotatórias no trecho com obras terão pequena diminuição em seu tamanho, assim como o canteiro central, que será ajustado para uma extensão menor. Após assinada a ordem de serviço, são 90 dias para a empresa finalizar as readequações.

Imagem ilustrativa da imagem Licitação para readequar avenida Ayrton Senna é publicada

CICLOFAIXA

Em outubro, um grupo de ciclistas realizou um ato como reação após o anúncio da extinção da faixa exclusiva para bicicletas na avenida Ayrton Senna. A reclamação era de que o município, na contramão do que acontece em outras cidades brasileiras e pelo mundo, está acabando com estes espaços ao invés de oferecer mais ligações. “Um absurdo”, resumiu Luciano Pagliarini, que utiliza a ciclofaixa com frequência para trabalhar. Ele, porém, destacou que continuará utilizando este meio de transporte. “Continuarei, mas é triste”, lamentou.

Segundo Denise Ziober, mais projetos estão sendo estudados para região da Gleba Palhano, como a construção de viadutos. “A Gleba Palhano vem se adensando e tem muitos terrenos vazios com projetos de edifício sendo aprovados. Então, vamos continuar tendo aumento de demanda por deslocamento”, salientou. “No Plano de Mobilidade, estamos sugerindo a implantação de ciclovia nas ruas João Wyclif e Eurico Hummig”, acrescentou.