Licitação para projeto do metrô
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 19 de julho de 2007
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Empresas interessadas em participar da licitação que irá contratar o projeto básico do metrô de Curitiba, têm até 6 de setembro para apresentar as propostas de preço e comprovação de capacidade técnica. O edital da concorrência, publicado ontem em Diário Oficial do município, estabelece preço máximo de R$ 2,087 milhões. A empresa vencedora terá prazo de 220 dias para entregar o projeto.
Estudos preliminares realizados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CTBU), iniciados em 2005, prevêem que o metrô faça ligação entre os bairros Santa Cândida, ao norte, e a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), ao sul. O ''Metrô Linha Azul Santa Cândida/CIC Sul'', como foi batizado, será subterrâneo, usando, praticamente, o mesmo traçado das canaletas onde, hoje, circulam os ônibus bi-articulados.
Pelo projeto do Ippuc, a linha terá 22 quilômetros de extensão, dos quais 19 serão subterrâneos, um elevado e dois de superfície, com 22 estações de embarque e desembarque. O metrô, segundo o estudo, teria capacidade para transportar de 470 mil a 500 mil passageiros por dia.
O assessor de Projetos Especiais do Ippuc, Clever Ubiratan Teixeira de Almeida, esclareceu que a empresa que fará o projeto básico irá usar a proposta atual como base, mas deverá realizar estudos geotécnicos, geológicos e hidrológicos de caráter definitivo, ratificando ou corrigindo as soluções apresentadas no estudo preliminar.
O projeto já realizado pelo Ippuc prevê, ainda, a reurbanização das canaletas, que ganharão novo paisagismo com ciclovias, calçadão para pedestres, arborização, quiosques comerciais, play grounds e áreas de convivência. Segundo Almeida, esse é um trabalho que será realizado paralelamente ao projeto do metrô pelo próprio Ippuc em parceria com a Urbs.
Segundo informações da prefeitura, dos recursos para elaboração do projeto básico, 80% serão da CBTU, do Ministério das Cidades, e 20%, do Município. A intenção da Prefeitura é que, vencida esta etapa, o projeto executivo do metrô seja incluído no Plano Plurianual (PPA) da União de 2009/2012.


