.
. | Foto: Marcos Zanutto - Grupo Folha

Se mesmo aqueles que têm o conforto de um lar costumam sofrer com as temperaturas baixas, a população de rua acaba sentido ainda mais no período de frio pela falta de um local ou roupas adequadas para encarar o inverno. Por isso, é comum instituições ou grupos realizarem ações solidárias nesta época do ano, aquecendo mais do que o corpo de quem é beneficiado, mas também o coração. É o caso do Sesc Londrina Centro e da igreja Metodista.

Desde o ano passado as duas entidades se unem em ação que teve a entrega de kits com roupas na noite desta segunda-feira (8), durante a tradicional sopa distribuída pela igreja na praça Sete de Setembro, na região central da cidade. Ao todo foram confeccionados 130 pacotes, que continham coberta, calça, três camisetas, moletom, jaqueta e meias, além de peças íntimas. “Em 2018 foram 70 kits e para este ano resolvemos praticamente dobrar o número, já que é notório a crescente presença de moradores de rua”, observou Angela Eyherabid Araujo, assistente social do Sesc Londrina Centro.

Um dos 40 beneficiados que compareceram à praça foi Jeferson Souza Cruz, que afirmou que as roupas e, principalmente a coberta, chegaram em boa hora. “Tem feito muito frio nesses últimos dias e como estamos no inverno muitos ainda virão. Até tenho cobertas, mas estão velhas, então recebendo uma nova já dá para trocar”, comemorou.

Vivendo nas ruas pela quarta vez, Luciano Caneda da Silva relatou que o período mais complicado é este. “No inverno é mais difícil, então vamos nos virando como podemos, ficando embaixo de marquises. Sair da rua é um desafio, pois muitos acham que não procuramos empregos, mas pelo contrário. Até desenvolve a conversa, mas quando falamos que estamos na rua não querem nos empregar”, lamentou.

CAMPANHA



Mesmo com a ação na praça Sete de Setembro, o Sesc segue com a campanha de inverno, que começou em dez de abril e vai até agosto. A meta é arrecadar 45 mil peças, com os materiais sendo entregues para instituições que atendem idosos e casas de passagem, entre outras, totalizando cerca de 42 organizações de Londrina e região. Caixas para que as pessoas depositem as doações estão espalhadas nas unidades do Sesc e do Senac e em condomínios, numa sinergia com o Secovi (Sindicato da Habitação e Condomínios).

“A campanha visa mexer com o sentimento de solidariedade da população e empatia, para que possa repartir um pouco com quem precisa. É essencial que todos tenham em mente que se trata de uma doação e não de um descarte. Às vezes têm roupas que vão direto para descarte, pois não tem condição alguma de uso. Quanto mais peças boas chegarem, mais rápido serão distribuídas”, ressaltou Angela Araujo.

PROVOPAR

O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) em Londrina está com a campanha “Aquecendo com Amor”, desenvolvendo várias atividades para arrecadar mantimentos e roupas. Nesta terça-feira (9), passageiros do Terminal Central poderão colaborar “trocando” um corte de cabelo por um cobertor, no valor de R$ 15. A ação acontece há 25 anos e conta com o apoio do cabeleireiro Lincoln Tramontini, que oferta o serviço com mais profissionais.

O “Dê um corte no frio” está instalado no piso no último piso do terminal e irá das 9h às 18h. Na segunda-feira também houve o trabalho. “Além disso estamos arrecadando cobertas, roupas de frio, mantimentos. Tudo isso na sede do Provopar na avenida Juscelino Kubitschek, e em 120 condomínios que estão nos ajudando”, explicou Érica Côrtes, coordenadora de ações no Provopar.

O programa atende aproximadamente 21 mil famílias, sendo cerca de 350 entidades. Esta campanha de agasalhos e alimentos vai até 30 de agosto. “Estamos necessitando bastante de cobertores e fraldas. Por conta do frio que foi anunciado no ano passado teve muita procura pela coberta e doamos praticamente tudo. Colaboramos ainda com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro Pop e cidades vizinhas que nos procuram”Saber que a família que atendemos não está passando fome ou frio não tem preço”, destacou.

mockup