Na manhã desta terça-feira (11), 80 alunos da rede municipal de Londrina iniciaram as aulas práticas do projeto Letramento Digital. A aula inaugural aconteceu na Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, no Jardim São Vicente Palotti (zona leste). A previsão é que dois mil estudantes da rede municipal passem pelas aulas do Letramento Digital, cujo objetivo é promover ações que ajudem a desenvolver habilidades digitais e a inclusão social por meio da Educação Tecnológica. A ideia é que as atividades despertem nas crianças o interesse por carreiras ligadas às TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e à docência.

Essa é a segunda etapa do projeto que teve início em 2022. Foram realizadas atividades formativas com os professores e profissionais interessados em se tornar multiplicadores de conhecimento. Agora, é a vez desses multiplicadores aplicarem os conhecimento obtidos com as crianças. “A gente teve a formação dos multiplicadores, que fizeram o curso e, assim como depoimento da professora, que não conhecia nada da área e foi alfabetizada digitalmente, agora será ensinado para os alunos. E essa é a dinâmica que faremos para chegarmos a mais pessoas", disse a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

O aluno do 5º ano da escola Roberto Pereira Panico, Breno Fernandes Claudino, é um dos participantes do projeto. Ele contou que gosta de aprender sobre tecnologia e inovação e que está animado para as aulas do contraturno escolar, que para ele serão realizadas no período matutino. “Meu sonho é ser arquiteto e com certeza as aulas vão ser legais”, resumiu. O estudante do 4º da mesma escola, Guilherme Borssoi, também está animado. “Eu gosto muito de tecnologia. Eu tenho dois sonhos: um é ser programador de jogos e o outro é arquiteto."

METODOLOGIA ATIVA

Durante as aulas, as crianças aprenderão através da metodologia ativa, que engloba o ensino multimeios, cultura maker, recursos educacionais, aprendizagem criativa e contribuições do construtivismo focada nas habilidades demandadas pela Indústria 4.0.

As quatro escolas municipais selecionadas para as atividades são: Professor Joaquim Pereira Mendes, Maestro Roberto Pereira Panico, Miguel Bespalhok e Norman Prochet. De acordo com o coordenador-geral do projeto, José Augusto de Lima Prestes, que também é gerente de Governança e Compliance da Facti, a meta do projeto é atingir 2 mil crianças, dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública municipal, mas inicialmente serão as 80 de Londrina, para verificar o andamento do projeto e ações que podem ser necessárias para incrementar o processo. A Facti é a responsável pela execução do projeto.

Essas crianças serão capacitadas em 90 horas de atividades e todas receberam gratuitamente o material necessário, que contém uma placa chamada Micro:bit e um livro. “As crianças vão aprender, por exemplo, noções de programação, como usar design thinking [pensamento de design] para modelar e prototipar ideias, vão aprender como estruturar uma solução usando a tecnologia para um problema cotidiano", exemplificou Prestes.

A deputada federal Luísa Canziani lembrou que o projeto do Letramento Digital foi uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital, um grupo suprapartidário de deputados federais e senadores que defendem questões voltadas à inovação e à tecnologia. ‘Essa iniciativa começou com um projeto de nossa autoria, que tramitou e foi aprovado na Câmara e no Senado foi sancionado e hoje é lei, para que a gente pudesse incentivar a cultura digital e a educação inovadora nas nossas escolas e no nosso país."

O presidente do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Alex Canziani, lembrou que atualmente há uma falta de profissionais qualificados para assumirem cargos nas áreas de inovação e tecnologia e que estimulando as crianças desde pequenas a investirem nesses conhecimento há uma grande chance de elas terem boas oportunidades de trabalho e um futuro promissor. O vice-prefeito João Mendonça esteve na aula inaugural das crianças representando o prefeito Marcelo Belinati. (Com informações do N.Com)

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