Letra 'horrível' é causada pela pressa, diz médico
O médico-psiquiatra Olmir de Jesus Filho admite que sua letra é horrível e de difícil entendimento. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) há cerca de 20 anos, ele diz que já tentou melhorar sua grafia e escrever em letras de forma, mas que não consegue por causa da pressão do grande número de consultas diárias.
A correria não deixa tempo para eu escrever melhor. Dificilmente consigo almoçar. Entro na clínica às 12 horas e só saio por volta das 19 horas. Neste período, atendo em média 50 pacientes, comenta o psiquiatra. Segundo ele, a ilegibilidade de suas receitas nunca causaram problemas de saúde para seus pacientes.
Olmir de Jesus Filho conta que há cerca de dois anos foi visitado e advertido por um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde sobre a necessidade de se receitar com letra legível. Tentei que a secretária datilografasse as receitas, mas isto se mostrou inadequado do ponto de vista operacional, porque o fluxo de atendimentos é grande. Tentei melhorar a escrita, e até que consegui por uns tempos. Mas depois, com a pressão dos pacientes e a pressa, voltei a escrever feio novamente. Voltei a relaxar. (O.C.)





