O governador Jaime Lerner (PDT) inaugurou ontem à noite no Parque da Cidade, em Guarapuava, a segunda Usina de Conhecimento no Estado. Ela foi criada e desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar). A usina tem 572 metros quadrados e custou R$ 280 mil ao governo do Estado. Durante a inauguração também foi lançado o carimbo comemorativo dos Correios destacando a obra. Prefeitos, deputados e autoridades participaram da solenidade.
O programa ‘‘Usina de Conhecimento’’ é pioneiro no Estado e visa difundir e transmitir conhecimentos pela educação através da arte, cultura, ciência e tecnologia, informação e comunicação, de acordo com as necessidades da região. Estão disponíveis na usina computadores de última geração, que oferecem biblioteca virtual, acesso à Internet, ilha de editoração e multimídia, impresoras e teclado eletrônico.
A Fundepar vai enviar e receber propostas da rede estadual de ensino para que os estudantes tenham participação efetiva dentro dos objetivos propostos pelo programa.
Desde a tarde de anteontem, estudantes de 1ª à 4ª séries estão participando de oficinas de informárica, ciência e bonecos. As atividades são oferecidas no contraturno escolar, mas qualquer pessoa da comunidade pode usufruir da usina. A construção é adaptada para atender portadores de deficiências físicas. Segundo a coordenadora da Usina de Conhecimento de Guarapuava, Maria Amélia Boese, a usina está buscando parcerias com empresas, instituições e órgãos.
O governador entregou duas escolas, moradias, vilas rurais em Turvo (54 km ao norte de Guarapuava) e assinou o reconhecimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Lerner também visitou as obras da Penitenciária Industrial de Guarapuava e depois participou da solenidade de posse da diretoria da Associação Paranaense de Ouvidores.

mockup