Lerner confirma mudanças na diretoria da PEL
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de setembro de 1997
Lúcio Horta e Adriana De Cunto 
Londrina
Paulo WolfgangDe manhãFlávio Buchmann com o ainda diretor Francisco Melatti: Mudança seguiu critérios administrativosO governador Jaime Lerner (PFL) confirmou ontem em Londrina ter assinado o decreto que dá posse ao novo diretor da Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), Luiz Carlos Munhoz. Já está tudo certo. A mudança é resultado de um diálogo entre as lideranças do Governo, disse Lerner, quando foi questionado sobre o assunto, durante a cerimônia de filiação da vice-governadora Emília Belinati ao PTB.
A posse da nova diretoria da PEL poderá ser feita ainda hoje. A informação é do assessor da coordenadoria geral do Sistema Penal da Seju, Flávio Lopes Buchmann. Ele esteve em Londrina ontem e, apesar de afirmar que a visita foi corriqueira, a passagem de Buchmann pela PEL teve a conotação de consolidar as mudanças na administração da penitenciária. Ele afirmou que é certa a posse do advogado Luiz Carlos Munhoz na direção da PEL e de Maurício Sanches na vice-diretoria.
A transferência de cargo estava marcada para o dia 15 de setembro, mas foi cancelada na última hora devido aos protestos dos funcionários da penitenciária, contrários à saída do atual diretor Francisco Carlos Melatti, e do vice Newton Rodrigues Santana. O Governo Estadual preferiu adiar a posse e conversar com a comunidade antes de nomear os novos diretores e o chefe de segurança.
Josoé de CarvalhoÀ tardeO coordenador Buchmann reunido com o pessoal da PEL: garantia de que será porta-voz dos funcionários
Buchmann esteve com Melatti ontem pela manhã. À tarde, o assessor se reuniu com os funcionários da PEL (ver texto abaixo) e ouviu a principal reivindicação do pessoal. Eles não aceitam o nome do curitibano Cristovam Almeida como novo chefe de segurança da penitenciária. Os funcionários querem que o cargo seja ocupado por um dos 150 agentes penitenciários da PEL. Em um rápido encontro, pela manhã, com um grupo de funcionários, Buchmann avisou que levará à Coordenadoria do Sistema Penal a reivindicação do pessoal.
Quanto à substituição de Melatti, o assessor comentou que se trata de uma mudança técnica que seguiu critérios administrativos. Ele disse também que estas alterações são rotineiras no funcionalismo público estadual.
Melatti avisou que está tranquilo e acredita que tenha feito um bom trabalho nos dois anos como diretor da PEL. Consolidamos a PEL na nova filosofia de garantia dos direitos constitucionais e da cidadania, disse ele. O diretor afirmou também que durante sua gestão não enfrentou graves problemas disciplinares. Desejo sucesso ao novo diretor e que ele possa dar continuidade para este trabalho importante.
Após a transferência do cargo, Melatti pretende retomar a função de advogado de carreira do Estado e também de professor do curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina (UEL).


