Leozita Baggio Vieira, ex-presidente da BPW Londrina e ex-professora da rede estadual, morreu neste domingo em decorrência de complicações renais. Era viúva, mãe de cinco filhos, avó e completaria 80 anos dia 5 de dezembro.

Imagem ilustrativa da imagem Leozita Baggio morre em Londrina aos 79 anos
| Foto: BPW Londrina - Arquivo

"Dinâmica e atuante, Leozita esteve à frente de várias organizações sociais e culturais da cidade, deixando um legado que inspira mulheres a conquistar seu espaço e defender seus direitos na sociedade", diz nota da BPW Londrina. "Como professora da rede estadual, teve participação ativa na APP-Sndicato na década de 1970, reivindicando melhores condições de trabalho e enfrentando a repressão dos tempos da ditadura. Na década de 1980, sua atuação foi fundamental para a criação do CES, Centro de Estudos Supletivos, hoje CEEBJA", acrescenta a entidade, que divulgou comunicado lamentando a perda.

Ainda segundo informações da BPW, nas décadas de 1980 e 1990 Leozita participou de diversos conselhos municipais e estaduais, como da Criança e Adolescente e Cultura. Também presidiu várias entidades e instituições, como Elos Clube de Londrina e o Compaz (Conselho Municipal de Cultura da Paz).

"Sua gestão como presidente da BPW Londrina foi marcada pelo lançamento do projeto Mulheres Goumet, que ganhou prêmio nacional de Caso de Sucesso na BPW Brasil. Também foi lançada a Feiju Bazar, feijoada anual que reúne associadas, familiares e convidados. Entre os encontros de associadas e outras atividades, Leozita comandou a comemoração dos 25 anos da BPW Londrina, reunindo autoridades e a maioria das ex-presidente", ressalta a entidade.

O Núcleo de Londrina da APP Sindicato também divulgou nota de pesar. "O NS de Londrina se solidariza com a dor dos familiares e amigos. Recebam nesse momento difícil, nosso abraço de afeto, respeito e nossas sinceras condolências."

O velório de Leozita está marcado para as 14h, na capela 1 da Acesf e o sepultamento será às 16h, no Cemitério João XXIII.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1