Leões de circo são transferidos para Zôo
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Carolina Gabardo Belo<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Cinco leões, retirados de um circo que passava por Antonina (Litoral do Estado), chegaram ao Zoológico de Curitiba na noite da última quarta-feira. Os animais sofriam maus tratos. A operação de resgate envolveu o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Força Verde de Antonina, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Insituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recuros Hídricos Renováveis (Ibama) e as prefeituras de Antonina e Curitiba.
Os cinco animais eram mantidos em três jaulas. Segundo relato da equipe que fez o restage, dois machos e uma fêmea ocupavam um espaço de seis metros quadrados, quando o ideal seria 60 metros quadrados para um único leão. Os animais estavam abatidos, com os pêlos ralos, machucados pelo corpo e aparentemente há muitos dias sem comer. As jaulas não apresentavam condições para o desenvolvimento dos leões, eram apertadas e abafadas. Junto com os leões foi apreendida uma pata silvestre, que ficava solta no espaço do circo na companhia de um cachorro.
A apreensão dos animais foi feita pelo Ibama após uma vistoria da UFPR e do Ibama no circo, causada por denúncias. Durante a vistoria, o dono do circo afirmou que os animais eram alimentados com carne de frango doada por uma empresa de Araucária (Região Metropolitana de Curitiba). O circo foi multado em R$ 6,5 mil.
No Zoológico de Curitiba, os animais receberam alimentos e durante os próximos dias vão passar por um tratamento. ''O principal tratamento que estamos fazendo é dar comida. Eles estão desesperados de fome'', conta a bióloga do Zoológico e chefe da Divisão de Assistência Veterinária, Tereza Cristina Margarido. Os animais não podem ficar em Curitiba porque o zoológico já abriga cinco leões e não tem condições de receber novos moradores. Em aproximadamente uma semana serão transferidos para os zoológicos de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e de Pomerode, em Santa Catarina.
Proibição
Em Curitiba, Paranaguá (Litoral) e Foz do Iguaçu (Oeste) já existe a proibição de utilização de animais em apresentações de circo. A coordenadora do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama no Paraná, Eunice de Souza, afirma que, mesmo com uma estrutura razoável, o ambiente dos circos não é apropriado para animais. ''A atividade não é compatível e não mantém os animais de forma adequada com as normas do Ibama. Eles não conseguem oferecer condições adequadas de higiene, alimentação e espaço, em que eles possam realizar suas atividades'', diz.
Ela explica que a acomodação ideal aos leões deve oferecer proteção contra intempéries, locais onde os animais possam se esconder das pessoas e arranhar troncos. Eunice também destaca o piso dos espaços destinados aos leões, de preferência de terra, e a altura das jaulas, para que eles possam se espreguiçar e copular. Em relação à alimentação, não há problema de os animais comerem carne branca, desde que intercaladas com carne vermelha, que ajuda a exercitar as mandíbulas e dentes quando os leões roem os ossos.
Serviço - Denúncias de maus tratos contra animais podem ser feitas pelo telefone 0800-618080.


