O leilão de veículos apreendidos pela Companhia de Trânsito (Ciatran) de Londrina foi realizado ontem à tarde e rendeu aproximadamente R$ 10 mil. Foram arrematados 70 veículos, divididos em 40 lotes. O lance mais caro foi para uma moto Yamaha DT 200, arrematada por R$ 900,00. Todos os veículos servem somente para desmonte.
Cerca de 30 pessoas participaram do leilão, realizado no pátio da Ciretran (zona leste). Foram ofertados motos, lambretas e carros pequenos. O dinheiro arrecadado será usado para pagamento de débitos dos proprietários, como multas. Segundo o chefe da comissão de leilão do Detran, José Corrêa Neto, provavelmente aconteça outro leilão em Londrina em março do próximo ano.
O que foi realizado ontem não resolveu o problema de superlotação de veículos apreendidos - cerca de mil. ‘‘A cada dia está ficando pior, estamos chegando ao limite’’, diz o sargento José Pedro Garbosa, da Ciatran.
Por falta de espaço no pátio da Ciatran, cerca de 30 veículos estão em frente à companhia, na marginal da BR-369, quase invadindo a rodovia e atrapalhando a passagem de pedestres. A grande quantidade de veículos impede que as viaturas entrem no pátio e os guinchos da Ciatran têm que ficar estacionados no pátio da empresa vizinha, a Javi Pneus. ‘‘Pela amizade que temos com o proprietário, estamos usando a área. Pelo menos até agora ele não reclamou’’, diz o sargento. Dezenas de outros veículos (aptos a serem leiloados) estão recolhidos na sede do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), na zona sul.
Justamente por falta de local para abrigar os veículos apreendidos, no início do mês passado a Ciatran decidiu não recolher todos os veículos abordados pelos policiais militares em blitze. Os condutores são notificados, têm seus documentos apreendidos e ganham uma prazo para comparecer na Companhia de Trânsito e regularizar a situação. A apreensão de veículos é realizado em casos mais graves, como quando o motorista está embriagado ou se envolveu em um acidente de trânsito.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), major Manoel da Cruz Neto, informa que pretende entrar em contato com autoridades municipais. O objetivo é conseguir uma área que sirva de estacionamento para os veículos.

mockup