Lei proíbe reservatórios em lajes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 18 de janeiro de 2000
Lei proíbe reservatórios em lajes
Paulo WolfgangPRECAUÇÃOA lei municipal especifica que, de preferência, o reservatório seja no chão, mas cada caso tem que ser analisado pelo Corpo de BombeirosLondrina conta com 110 prédios residenciais e mais de 50 estabelecimentos comerciais que utilizam o sistema de gás a granel, de acordo com o estudo do jornalista João Augusto Barbosa. A casa de conveniências Pátio San Miguel é um deles. Segundo o gerente do estabelecimento, Genésio Alves Rodrigues, o sistema foi implantado há 60 dias.
Ele afirma que anteriormente era utilizado o botijão de 45 quilos que ficava próximo da cozinha de produção. Hoje, a central de gás fica na laje do Pátio San Miguel, cujo reservatório é abastecido por um caminhão que pára na calçada e estende a mangueira até o reservatório. A lei afirma que na laje é perigoso, mas isto em casos de edifícios, afirma. No nosso caso é diferente porque o reservatório fica isolado e em casos de vazamento o gás vai para o ar e não há risco de explosões.
Genésio informa que a mudança para o sistema de gás a granel foi feita sob a supervisão de uma empresa especializada. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Fábio Azevedo, o caso do Pátio San Miguel será fiscalizado pela corporação para verificar se o reservatório na laje realmente não oferece perigo.
Se não há projeto iremos exigir que realizem o projeto imediatamente, mediante outras providências de acordo com o caso, afirma. Sobre o abastecimento ser feito em via pública, o tenente do Corpo de Bombeiros explica que o procedimento correto é o veículo de abastecimento ficar dentro do terreno onde há o reservatório de gás. Mas as empresas ganharam liminar para os veículos permanecerem na via pública, explica o tenente.
Ele observa ainda que precisam ser tomados cuidados especiais para evitar acidentes como: isolamento com cordões e cones no local de abastecimento e livre acesso entre o veículo e o tanque da pessoa que estiver fazendo o abastecimento (não pode haver um muro, por exemplo, entre o veículo e o reservatório). (EP)