O prefeito Marcelo Belinati (PP) sancionou a lei que regulamenta a criação e manutenção de animais em exposição em pet shops de Londrina, de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP). Apesar de mais branda que a ideia original, a lei vai garantir mais conforto aos animais e colocar os estabelecimentos sob mais fiscalização.

Imagem ilustrativa da imagem Lei endurece regras para criação e venda de animais em pet shops
| Foto: iStock

A lei entra em vigor 120 dias após a publicação da sanção, que ocorreu no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (8).

Segundo a justificativa do projeto de lei, o objetivo da regulamentação é “levar à reflexão da população as condições em que são mantidos os animais expostos e colocados à venda como simples objetos”. A proposta original da pepista era proibir a exposição de animais nas lojas, mas foi necessário amenizar as regras devido a resistências para aprovação.

A lei aprovada determina que todos os criadores e vendedores de pets precisam ter cadastro na Prefeitura de Londrina. As dimensões do criadouro permanecem três vezes o tamanho do animal, mas fica proibida a exposição em gaiolas, que devem ser substituídas por baias de vidros, com acomodações de, no máximo, dois bichos e gravação em tempo integral.

O tempo de exposição também permanece limitado a dez horas por dia, ou seja, das 8h às 18, e precisam ser respeitadas as espécies, ou seja, cães só podem ficar em espaços com cães, gatos com gatos, coelhos com coelhos e hamsters com hamsters, por exemplo. “Essas regras todas propiciam um bem-estar melhor aos animais”, diz a vereadora.