Ivaiporã - A impossibilidade de receber visitas de parentes durante a pandemia do novo coronavírus tem aumentado o sentimento de nostalgia e de saudade dos familiares em muitos idosos que vivem em casas de repouso. Entre os moradores do Lar Santo Antônio, de Ivaiporã (Vale do Ivaí), essa triste realidade está sendo amenizada pela movimentação em torno das reformas que a entidade está recebendo. As benfeitorias incluem a readequação da entrada principal, elevação de muro, instalação de uma academia ao ar livre, produção de uma horta e até a construção de uma capela e de um parque de diversões no local.

Instituição em Ivaiporã foi fundada em 1983
Instituição em Ivaiporã foi fundada em 1983 | Foto: Divulgação

“A pandemia assustou todo mundo. E a situação ficou ainda pior pelo fato de os idosos não poderem receber visitas da família neste período. Além de proporcionar um local mais agradável para eles, essa reforma tem ajudado a distraí-los. Eles estão curiosos e felizes com as melhorias que estão sendo feitas”, afirma Mauro Zurlo, atual presidente da entidade filantrópica fundada em 1983 e que atualmente cuida de 55 idosos.

Ele explica que as obras iniciadas há dois meses devem ser concluídas até o final deste ano. “Dividimos a reforma em três etapas. A primeira delas deve ficar pronta até o final do mês quando serão concluídas a construção do muro, a preparação da estrutura da academia ao ar livre, a colocação de piso paver na área interna e a arrumação na rede de esgoto. Também pretendemos plantar flores e árvores e instalar bancos, churrasqueiras e pergolado em um bosque que está sendo construído para funcionar como um espaço de lazer dos idosos”, detalha ao afirmar que até dezembro será construída uma capela e uma horta no terreno de 1,3 mil metros quadrados localizado na região central da cidade.

Zurlo enfatiza que também haverá melhorias na parte interna do prédio, como pintura das paredes, compra de tecido impermeável para forrar colchões e travesseiros e reforma das cadeiras de rodas. O presidente da instituição esclarece que a reforma está sendo executada graças à contribuição da sociedade de Ivaiporã e a um acordo feito com o Ministério Público local.

“Recebemos um benefício de R$ 200 mil referente a uma multa paga por um empresário ao Ministério Público, que destinou esse valor ao Lar Santo Antônio. Metade deste recurso será usado para pagamento de salários e 13º dos funcionários. E a outra parte está sendo investida nestas melhorias. Também fizemos campanha para arrecadar cimento e areia para a obra e contamos com pleno apoio dos moradores de Ivaiporã, a quem somos muito gratos”, enfatiza Zurlo.

Imagem ilustrativa da imagem Lar Santo Antônio de Ivaiporã é reformado

CERTIFICAÇÃO FEDERAL

Visando facilitar outras parcerias como a que foi feita com o Ministério Público local, a diretoria do lar se cadastrou para obter o Cebas (Certificado de Entidade Beneficente Federal), concedido pelo Ministério da Cidadania. “Essa certificação permitirá isenções fiscais que podem resultar em uma economia de até 20% na folha de pagamento dos funcionários. Também permitirá que a entidade participe de editais e chamamentos públicos e receba doações de pessoas físicas e jurídicas tanto do Brasil quanto do exterior”, explica Mariana Tescaro, advogada da instituição.

Ela ressalta que para conseguir o Cebas é necessário cumprir uma série de exigências. “Entre elas há um rigoroso controle das fichas de tratamento individual de cada idoso, verificação de número adequado de quartos e de funcionários de acordo com o número de idosos. A lei também determina que sejam realizadas prática de atividades físicas com os moradores da entidade e condições de higiene satisfatórias no local. Entramos com o pedido da certificação no mês de julho e a expectativa é que o Cebas seja concedido ao Lar Santo Antônio ainda este ano”, informa.

MAIS FUNCIONÁRIOS

Além das melhorias estruturais, a entidade também contratará mais funcionários visando atender os critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidadania para instituições de longa permanência de idosos. “Contamos atualmente com 36 funcionários. No mês que vem contrataremos uma nutricionista, um preparador físico e um psicólogo. Com todas essas melhorias, vamos criar um ambiente agradável para que as pessoas sintam vontade de visitar o lar ao invés de fazerem visitas por obrigação”, salienta o presidente da entidade.