Lançado em Londrina Sistema de Informações sobre Agrotóxicos
PUBLICAÇÃO
domingo, 31 de agosto de 2003
Carolina Avansini<br> Reportagem Local 
Uma nova ferramenta para orientar o uso de agrotóxicos no Brasil já está disponível na Internet. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária lançou oficialmente, ontem, em Londrina, o Sistema Nacional de Informações Sobre Agrotóxicos (SIA). O lançamento ocorreu durante a abertura do 13º Congresso Brasileiro de Toxicologia, que vai até o dia 4 de setembro na cidade.
Desenvolvido em parceria com os ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, o SIA reúne informações sobre 1.002 defensivos agrícolas cuja utilização é autorizada no País. No site da Anvisa (www.anvisa.gov.br), é possível obter informações sobre a correta prescrição do produto, recomendações de uso, culturas indicadas, dosagens corretas e nível de toxicidade, entre outros dados.
Segundo Luiz Cláudio Meirelles, gerente geral de toxicologia do órgão e que participa do congresso, o público alvo do SIA são engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, fiscais, produtores rurais e profissionais que trabalham com intoxicação na área de saúde. ''Mas o acesso é livre para toda a comunidade'', esclareceu.
Segundo ele, o serviço foi concebido para facilitar o acesso a informações sobre agrotóxicos no Brasil. ''Os fiscais da Agricultura, por exemplo, tinham dificuldade para identifcar os agrotóxicos suspeitos que encontravam durante o trabalho de fiscalização'', disse.
Antes de ter seu uso autorizado no País, o defensivo agrícola é analisado pelos ministérios da Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, que avaliam sua eficácia, segurança e impactos ambientais. ''O SIA compilou essas informações em um único sistema.''
Ao esclarecer sobre as particularidades dos defensivos utilizados pelos agricultores brasileiros, a Anvisa tem o objetivo de divulgar uma cultura de cuidado com relação ao uso. ''A tendência, hoje, é o lançamento de fórmulas com menor toxicidade'', afirmou, lembrando que a União Européia está revendo a autorização do uso de 200 ingredientes ativos, dos quais 48 são registrados no Brasil.


