J. PedroATIVIDADECrianças e adultos puxam uma viatura do Corpo de Bombeiros, durante lançamento da iniciativaO lançamento do Challenge Day - Dia do Desafio -, realizado ontem durante a manhã na Concha Acústica contou com a participação de cerca de 400 pessoas, entre representantes de escolas municipais, Tiro de Guerra e comunidade em geral. O prefeito Antônio Belinati e o vice-prefeito Alex Canziani também estiveram presentes. O Dia do Desafio está sendo organizado pelo Sesc/Aeroporto e pela Prefeitura de Londrina.
A festa contou com a ‘‘ginástica maluca’’, quando cerca de 300 crianças dançaram ao som da Big Band; apresentações do Corpo de Bombeiros e uma atividade física - crianças e adultos, inclusive o prefeito Belinati e Alex Canziani, puxaram um caminhão do Corpo de Bombeiros preso por uma corda.
Após o lançamento oficial do Dia do Desafio, soldados do Corpo de Bombeiros desceram o Edifício Glória. Eles simularam um salvamento carregando uma maca com um tenente do Corpo de Bombeiros. Logo após a simulação, outros três soldados desceram o edifício carregando as bandeiras do Brasil, de Londrina e do Corpo de Bombeiros.
Segundo o diretor João Gorla, as atividades que aconteceram ontem são apenas uma pequena amostra do que acontecerá no dia 28 de maio, quando será realizado o Dia do Desafio, ou Challenge Day. Este dia visa envolver as pessoas em torno da proposta de melhorar a qualidade de vida, praticando uma atividade física.
Trata-se de um evento mundial realizado pela primeira vez em 1983 no Canadá. Hoje, segundo Gorla, centenas de países aderiram ao Dia do Desafio. No Brasil a idéia chegou há três anos, através do estado de São Paulo. Este é o primeiro ano em que outros estados participam: Paraná, que contará com Londrina e Ponta Grossa, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Gorla explica que em Londrina 40 entidades, além de escolas e Igrejas já estão organizando as atividades que irão desenvolver. Integrantes da paróquia São Vicente de Paulo, cerca de 1.200, irão realizar a ‘‘Caminhada pela Qualidade de Vida e pela Justiça Social’’. Cada participante irá levar um quilo de alimento para ser distribuído entre pessoas carentes.
O Grupo dos Desbravadores irá reunir 750 famílias para revitalizar o Monumento à Bíblia. ‘‘Eles irão lavar o monumento e arborizar o local’’, diz Gorla. Deficientes físicos, através da Associação dos Deficientes Físicos de Londrina (Adefil) irão abraçar a Catedral.
Crianças do maternal, jardim e pré do Sesc/Aeroporto, irão puxar um avião no Aeroporto. Outra atividade programada, esta no próprio Sesc/Aeroporto, será realizada dentro de um tanque cheio de água. ‘‘Colocaremos um peixe dentro do tanque e crianças irão tentar pegá-lo’’, afirma Gorla.
Na praça Nishinomya, próxima ao Aeroporto, crianças com idades entre 3 e 6 anos irão soltar uma pipa de 25 metros de diâmetro. Estas são apenas algumas das atividades já programadas. Gorla afirma que 80 empresas estão sendo visitadas pelo Sesc/Aeroporto para que participem do Dia do Desafio. A expectativa, segundo ele, é de que 200 mil pessoas participem.
Londrina irá competir com Limeira (SP). Gorla explica que Londrina estará em contato com Limeira por telefone para no final fazer a contagem de pontos. Os dados de Londrina serão computados pelo número 175. ‘‘As pessoas deverão ligar para este número e dizer que atividade estarão fazendo’’, explica Gorla.

mockup