Campo Mourão - Artistas circenses do Espaço Sou Arte e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Anderson Bittar, estiveram nesta quarta-feira (9) em um escritório de contabilidade de Campo Mourão (Noroeste). A visita marcou oficialmente o lançamento de mais uma campanha de destinação do Imposto Renda ao Fundo Municipal dos Direitos Da Criança e Adolescente, que consiste em destinar às entidades cadastradas pela Secretaria Municipal de Ação Social parte do IR devido (a pagar ou retido na fonte) de pessoas físicas ou jurídicas. Para isso, o contribuinte deve autorizar a destinação até 29 de dezembro deste ano, através de boleto bancário. A pessoa física pode destinar 6% (até o último dia útil do ano) e a pessoa jurídica até 1% do imposto tributado pelo lucro real.
Este ano, o dinheiro destinado através da campanha totalizou R$ 247,5 mil, divididos entre nove entidades que atendem cerca de seis mil crianças e adolescentes. "O contador é a peça chave para o êxito dessa campanha", destaca Bittar. "Essa parceria não pode acabar porque esses recursos são de grande valia para manter o trabalho dessas instituições. E vale lembrar que o contribuinte não desembolsa dinheiro, apenas destina parte do que vai pagar para a Receita a uma entidade local, fazendo ficar aqui o que ficaria com o governo federal", explica o presidente do Sindicato dos Contabilistas, Cleber Roberto Francioli.
Em Campo Mourão, a campanha é realizada há 19 anos. "Com esse dinheiro as entidades puderam ampliar ou reformar sua estrutura física, comprar equipamentos, materiais de consumo, veículos", exemplifica Bittar.

mockup