A construção do complexo de lazer do Córrego Cabrinha (Zona Norte de Londrina) entrou na reta final ontem. O maior dos dois lagos construídos no fundo de vale do curso d'água começou a ser enchido no final da tarde de anteontem. Ontem, houve a entrega simbólica do lago, que deverá estar completamente cheio até domingo. As obras começaram há seis meses e ainda não foram totalmente concluídas.
O processo de enchimento do Lago 2 foi liberado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anteontem, após a concessão da licença de operação para fechamento de 80% da comporta da barragem para proporcionar o acúmulo de 15 milhões de metros cúbicos de água. O chefe regional do IAP, Ney Paulo, alertou que o lago é apenas ornamental e impróprio para banho. Com relação ao Lago 1 do Cabrinha, a expectativa é que ele esteja cheio dentro de até 90 dias. Esse foi o prazo dado pelo IAP para que seja feita a limpeza do leito e o replantio da mata ciliar.
O secretário municipal de Obras, Aloysio Crescentini de Freitas, apontou que o complexo de lazer do Cabrinha terá 127 mil quadrados de área, dois lagos, pista de caminhada de 1,7 mil metros, dois parques infantis e três praças de ginástica. A iluminação será ligada hoje. A obra custou ao Município R$ 777 mil mas os trabalhos no local ainda continuam, com plantio de grama, mudas de árvores, terraplenagem e colocação de lixeiras.
Mas o espaço tem falhas como a falta de sanitários, bebedouros e estacionamento. O parque será uma das únicas opções de lazer para os cerca de 180 mil moradores da Região Norte. A duplicação da Avenida Curitiba, que margeia um dos lados do parque, também deve demorar um pouco para ser concluída já que faltam recursos para a colocação da capa asfáltica.
Freitas apontou que para evitar que banhistas entrem no lago, que terá profundidade máxima de até 1,5 metro, a solução será manter vigilância constante. Outra iniciativa tomada para prevenir o vandalismo foi elevar a colocação das lâmpadas e reforçar a proteção com globos mais resistentes.
O secretário municipal do Ambiente, Dirceu Fumagalli, antecipou que o parque servirá como sala de aulas para ações de preservação do meio ambiente através de parcerias com escolas públicas e outras entidades.
A vizinhança já sentiu a diferença. Morador do Conjunto Violin há 22 anos, o aposentado José Antônio Martins, disse que já mudou de endereço para fazer caminhadas. Sem alternativa para praticar atividades físicas, o jeito era caminhar na totalmente urbanizada Avenida Saul Elkind. ''Agora o pessoal já está caminhando em volta do lago e está muito melhor.''
O porteiro Generino Francisco de Almeida, 50 anos, também foi só elogios. ''É uma coisa muito boa para o bairro porque aqui era um lugar praticamente abandonado'', destacou.
Licença O IAP concedeu a licença de instalação para construção do Lago Norte, no Ribeirão Lindóia (Zona Norte de Londrina). Com isso, a expectativa do Município é que na próxima semana seja assinada a ordem de serviço para iniciar a obra. Freitas destacou que a previsão para a conclusão do lago é de seis meses. O investimento é de R$ 1,77 milhão.