Ladrões invadiram pátios em Ibaiti (Norte Pioneiro) e levaram peças de três máquinas escavadeiras hidráulicas da Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos. A ação criminosa foi registrada na madrugada de quarta-feira (22).

Duas máquinas — uma escavadeira hidráulica Caterpillar 320, ano 2022 e uma escavadeira hidráulica Caterpillar 320, ano 2023 — estavam sendo empregadas na abertura de acessos na Avenida Marginal, no Parque Industrial Liberato Regazzo para a BR-153. Como o parque é distante cerca de três quilômetros da cidade e, para evitar o transporte em caminhões plataformas causando insegurança ao grande fluxo de veículos que passam diariamente pela rodovia, as máquinas pernoitavam no pátio da empresa Itatubos - próximo ao local de execução das obras.

A terceira máquina — uma escavadeira hidráulica Carterpillar 320, ano 2014 — que era utilizada em outros serviços no município estava no pátio de máquinas da Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos.

Os ladrões invadiram os locais durante a madrugada, arrombaram as fechaduras das cabines, arrancaram e furtaram diversos equipamentos mecânicos e eletrônicos deixando as máquinas totalmente inoperantes. Os furtos foram descobertos pela manhã, quando os funcionários operadores das máquinas chegaram para o início da jornada de trabalho.

De acordo com o diretor da secretaria de Obras, Antônio Carlos Dônola, os ladrões têm conhecimento no manuseio de máquinas de grande porte pois os equipamentos furtados são caros e necessários para o funcionamento das máquinas. O servidor acionou os organismos de segurança e um

Imagem ilustrativa da imagem Ladrões invadem pátios e levam peças de escaveiras hidráulicas em Ibaiti
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Ibaiti

Um boletim de ocorrência foi registrado. Peritos e investigadores da Polícia Civil e policiais militares da Agência Local de Inteligência estiveram no local coletando informações. Os peritos colheram impressões digitais nas máquinas e os agentes estão analisando as imagens nos circuitos de câmeras de vigilância.

OUTRAS OCORRÊNCIAS

No mês passado, indivíduos invadiram a sede do Demutran no Bairro DER. Na tentativa de furto, o prédio foi arrombado e teve suas instalações danificadas.

Várias instalações públicas municipais, como escolas, CMEIs, complexos esportivos, unidades de saúde, centros culturais, já foram alvos da ação de vandalismo e tentativa de furtos nos últimos meses. A Prefeitura de Ibaiti pede a ajuda da população para a conservação dos bens públicos e também para denunciar crimes .

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 43 3546-1011 - Polícia Civil e 190 - Polícia Militar.

"Pedimos a ajuda da população para denunciar os atos de destruição do nosso patrimônio público", reforçou o prefeito Dr. Antonely Carvalho. (Com informações da Prefeitura de Ibaiti)