As candidatas participam dos grupos "Conviver" do município, que atua no fortalecimento de vínculos
As candidatas participam dos grupos "Conviver" do município, que atua no fortalecimento de vínculos | Foto: Divulgação



Dois municípios paranaenses encontraram uma maneira bem divertida para promover a integração social de idosos. Homens e mulheres acima de 60 anos são convidados a participarem de concursos de Miss e Mister Terceira Idade. Em Apucarana, no Centro-Norte do Estado, o evento acontece há seis anos e está longe de ser um típico concurso de beleza. "É uma forma de valorizar a mulher da terceira idade. A ideia é avaliar o encanto, o carisma e a experiência de vida", explica Maria Agar Borba, secretária do Promatur (Promoção Artística, Cultural e Turística), responsável pelo concurso junto com a secretaria de Assistência Social.

Na festa, o corpo de jurados também elege a Miss Simpatia Terceira Idade. "Nesse concurso há uma inversão de papéis. A mãe, a tia, a avó ou bisavó acabam sendo as protagonistas e a família torce, vibra e tem um olhar de atenção e cuidado. Dessa forma, essas mulheres também passam a ser valorizadas no núcleo familiar", afirma Ana Paula Nazarko, secretária de Assistência Social.

O Miss Apucarana Terceira Idade acontecerá no próximo sábado (23), no Cine Teatro Fênix. E os preparativos para esta festa movimentam a cidade de pouco mais de 108 mil habitantes. "A gente tem que viver. Estou com saúde, sou bem disposta, gosto de fazer fotos, adoro bordar e frequentar as aulas de ginástica. Participar de concurso nunca foi algo que passou pela minha cabeça, mas depois de participar do grupo de terceira idade e ser incentivada a me inscrever, vi que só tinha a ganhar", revela Clarice Mendonça.

Das 15 candidatas, ela é a mais "experiente", com 81 anos. "O vestido está quase pronto na costureira e no dia vou fazer cabelo e maquiagem. Tem que caprichar", conta Mendonça, com ar de ansiedade. Na semana passada, todas as candidatas participaram de um ensaio de fotos, gravaram vídeos contando suas histórias de vida (que será transmitido no dia do concurso), fizeram os últimos ensaios de passarela e almoçaram com o prefeito.

"Após o concurso, a gente percebeu que o grupo não acaba. Elas se organizam pelo resgate da autonomia. Muitas vezes, o que elas precisam é só de incentivos e é muito bonito ver uma mulher acima de 60 anos querer ir além, pois dedicou praticamente a vida toda aos filhos, à casa e ao marido", comenta Nazarko.

PROTAGONISMO
Quem conta mais sobre esse protagonismo é Donatilla Pereira da Silva, 69, eleita Miss Terceira Idade em 2018. "Significou muito na minha vida. Organizamos um encontro por mês durante todo o ano passado, para tomar um café, passear, para manter a amizade. É uma alegria", conta.

Todas as candidatas participam dos grupos "Conviver" do município, que atua no fortalecimento de vínculos e na promoção de atividades para mais de 700 idosos, distribuídos pelos bairros e distritos de Apucarana. "Queremos que elas vivenciem aquilo que talvez tenho sido negado no decorrer de suas vida, como autoestima, a integração social e o protagonismo. E, para sociedade, mostramos a beleza dessas mulheres que venceram lutas, batalhas, dificuldades financeiras e superaram o luto, o ninho vazio, as doenças", completa a secretária de Assistência Social.

Neste ano, o evento terá a participação da Banda Municipal e é aberto a população. Ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cine Teatro Fênix, no dia do concurso, a partir das 19h.