O Vale Azul Iate Clube, sede campestre do Grêmio de Esportes Maringá (GEM), será leiloado pela Justiça hoje com preço inicial de R$ 900 mil. O leilão será realizado às 14 horas em frente ao Fórum de Sarandi (7 quilômetros a leste de Maringá), onde está localizado o imóvel. Com 108 mil metros quadrados de área, o clube tem três piscinas, dois campos de futebol, 2 mil metros quadrados de área construída, lago e alambrado em toda a divisa.
Será a terceira tentativa da Justiça em leiloar o imóvel para pagar dívidas. As outras duas vezes não apareceram interessados. ‘‘O imóvel vale o dobro do lance inicial, mas poucas pessoas estão interessadas’’, revela o leiloeiro oficial, Fernando Martins Serrano. Ele conta que a ordem judicial de leilão é referente a uma dívida do clube com uma pessoa ‘‘que não era funcionária’’ do Grêmio. As outras vezes o leilão foi motivado por ações trabalhistas.
Serrano conta que algumas pessoas chegaram a ligar para tomar informações, mas não demonstraram interesse. ‘‘O local é adequado para empreendimentos de lazer ou mesmo um condomínio horizontal, já que toda área é murada’’, afirma. Ele deixa claro ainda que o Vale Azul é de propriedade do Grêmio, que tem toda documentação de posse. E também que o clube está em funcionamento, apesar da baixa frequência.
O clube foi um dos mais frequentados de Maringá nas décadas de 70 e 80, quando o time do Grêmio era forte. Com a decadência do GEM, que não deve ser confundido com o atual Grêmio Maringá, o clube passou a enfrentar dificuldades. Hoje o GEM está inativo por causa das dívidas, que chegam a R$ 3,2 milhões. O atual presidente do clube, Osmar Braguin, diz que dos 600 sócios, apenas 290 frequentam o Vale Azul. ‘‘Quando termina o verão a gente tem que assumir toda estrutura de novo.’’

mockup