O número de pessoas que sofrem queimaduras a cada ano é impressionante. A estatística do MS (Ministério da Saúde) mostra que cerca de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes com queimaduras no Brasil. A maior parte (77%) dessas ocorrências acontece em casa e com crianças de até 10 anos (40%).

“Como a queimadura é um acidente, a única maneira que temos para trabalhar a causa é com a prevenção”, comenta o cirurgião plástico Luiz Fernando Queiroz, membro do CTQ (Centro de Tratamento de Queimados) de Londrina. Esse olhar voltado à divulgação de medidas preventivas para a redução de acidentes ganha um foco especial com a campanha Junho Laranja, em todo o território nacional. Através da Lei nº 12.026, de 9 de setembro de 2009, a data 6 de junho foi instituída como o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras.

Neste ano, o tema central da campanha é “Comunidade segura, livre de queimaduras”, com um alerta especial para o manuseio de líquidos inflamáveis em casa, principalmente o álcool. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ressalta que em várias unidades de atendimento o principal agente causador das queimaduras é o álcool líquido, responsável por até 45% das causas de queimadura. A entidade reforça a importância dessa informação ao considerar que a liberação da venda de álcool líquido foi excepcionalmente autorizada no Brasil, devido à Covid-19, aumentando os riscos de acidente.

CHURRASQUEIRA E SABÃO

Em Londrina, das vítimas de queimaduras atendidas no CTQ do HU/UEL (Hospital Universitário), de 60% a 70% sofreram ferimentos ao manusear líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina. Dessa forma, as ações da campanha na cidade são voltadas principalmente ao uso de churrasqueira, rechauds (peças de ferro que são abastecidas com álcool para manter as chamas) e em uma prática, cada vez mais comum, que é o preparo de sabão de álcool caseiro.

“As queimaduras por líquidos inflamáveis são mais profundas, pois os ferimentos estão relacionados com a temperatura do agente agressor e o tempo de exposição a esse agente. Hoje em dia, é muito comum as pessoas aquecerem o alimento com rechaud de álcool, por uma questão econômica, mas a chama do álcool é muito imperceptível. As pessoas acham que o fogo se apagou e quando repõem o líquido, acontece a explosão”, conta Queiroz.

Imagem ilustrativa da imagem Junho Laranja: álcool líquido é o principal agente causador de queimaduras
| Foto: Arquivo/Grupo Folha

No ano passado, o CTQ de Londrina teve 239 pacientes internados, sendo 69 crianças e 170 adultos. Ao longo do ano, foram realizados 2.385 procedimentos cirúrgicos. Já nos primeiros cinco meses de 2022, a unidade registrou mais de 100 internamentos, sendo que 37 dos pacientes eram crianças e 63 adultos. De janeiro até o mês de maio, foram mais de mil procedimentos cirúrgicos. “A maior parte dos pacientes que atendemos são submetidos a curativos sob anestesia porque é uma intervenção muito dolorida”, diz o cirurgião plástico.

Leia também: UEL pesquisa efeitos do cigarro eletrônico na saúde bucal

CRIANÇAS

Com base nos dados do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica aponta outra triste realidade. Na última década, mais de três mil crianças de 0 a 1 ano morreram em decorrência de acidentes com queimadura e quase 221 foram hospitalizadas.

“Seguimos com todos os alertas de atenção básicos. As crianças abaixo de 3 anos sofrem mais acidentes na cozinha com líquidos aquecidos, em situações como tentar alcançar algo na mesa, encostar a mão no fogão, puxar o cabo da panela para fora do fogão ou mesmo, quando um adulto está cozinhando com a criança no colo”, ressalta cirurgião plástico Luiz Fernando Queiroz. Dos acidentes com queimaduras, 52% acontecem em decorrência do uso de substâncias quentes.

CONCURSO DE DESENHO

O Junho Laranja em Londrina começa nesta segunda-feira (6), no RU (Restaurante Universitário) da UEL, das 12h às 13h, com música, distribuição de panfletos e orientações aos presentes. Durante todo o mês estão programadas diversas atividades como exibição de vídeos, visita as escolas, atividades de orientações no HU e Ambulatório de Especialidades do HU. A programação completa será divulgada pelas redes sociais do HU-UEL, Instagram @huueloficial e Facebook @huuel.

Para o público infantil, haverá o concurso de desenho para crianças sobre prevenção de queimaduras. A atividade é voltada para crianças de até dez anos e os desenhos poderão ser encaminhados até o dia 24 de junho. Em seguida, serão postados na página do Facebook do Hospital para votação. Os detalhes do concurso também serão divulgados em breve, nas páginas do HU na internet.

Imagem ilustrativa da imagem Junho Laranja: álcool líquido é o principal agente causador de queimaduras
| Foto: Folha Arte

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1