Jundiaí do Sul A Associação das Bordadeiras de Jundiaí do Sul (64 km ao sul de Jacarezinho) realiza, amanhã (06), às 20 horas, a abertura da 2º Feira de Bordados e Sabores. O evento, que segue até domingo, será realizado no pavilhão Padre Aloísio, no centro da cidade. A associação conta com 19 bordadeiras e foi criada há dois anos. A feira contará com praça de alimentação e barracas com a produção local.
A feira também tem o apoio da agência de desenvolvimento municipal por meio do Sebrae e da prefeitura. O município, conhecido como capital do bordado paranaense, produz, em média, 800 peças de renda por mês. As associadas conseguem obter com a comercialização das peças um incremento, em média, de 50% na renda mensal das famílias.
As bordadeiras produzem fraldas, mantas, jogo de lençol, jogo de banho, pijamas, agasalhos, camisetas, jogo de cozinha e colchas. As peças são montadas e bordadas. A aquisição dos materiais junto aos fornecedores em São Paulo e Maringá é realizada em conjunto, mas a comercialização é realizada individualmente pelas bordadeiras. Os produtos abastecem o mercado paranaense.
A direção da associação informou que o grupo de bordadeiras foi estimulado durante a realização de projetos de desenvolvimento do Sebrae. O mecanismo facilitou a aquisição de máquinas e a capacitação profissional das trabalhadoras. Informações podem ser obtidas pelo fone: (43) 626-1404.