Juíza volta a adiar fixação de data
Guilherme Vieira
A juíza do Fórum de São José dos Pinhais, Marcelise Weber Lorite, ainda não fixou a data dos próximos dois julgamentos dos acusados da morte de Evandro Ramos Caetano, de sete anos. Evandro foi assassinado em 1992, na cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, em um suposto ritual de magia negra.
Consultada às 17 horas sobre a possibilidade de uma decisão ser tomada ainda ontem, a juíza informou que seu despacho seria entregue no cartório do Fórum de São José dos Pinhais até o fim da tarde de segunda-feira. Entretanto, às 18 horas, funcionários do cartório do Fórum informaram que a juíza tinha decidido deixar para hoje a entrega do documento.
No primeiro julgamento do caso, realizado no mês de abril, Celina e Beatriz Abagge, acusadas de co-autoria do crime, foram absolvidas por júri popular. Dos dois júris que ainda faltam ser realizados, um deles estava marcado para acontecer no dia 18 de maio, quando seriam julgados Osvaldo Marcineiro, Vicente de Paula Ferreira e Davi dos Santos Soares, mas foi adiado pela juíza em atenção a um pedido dos advogados de defesa. Eles alegaram precisar de tempo para organizar suas atividades profissionais.
O promotor Celso Ribas já havia considerado, na semana passada, ‘uma temeridade’ o adiamento do julgamento dos cinco réus acusados de matar Evandro. Para ele, o pedido de adiamento do julgamento por parte do advogado de defesa dos réus, Antonio Figueiredo Basto, e o pronto acolhimento por parte da juíza, Marcelise Weber Lorite, evidencia uma ‘‘manobra’’ para arrefecer o sentimento de indignação da população, diante da absolvição de Celina e Beatriz Abbage.

mockup