Juiz mantém processo sob segredo
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de junho de 1997
Paulo Pegoraro Cascavel 
O juiz Fabrício Priotto Mussi, da Comarca de Assis Chateaubriand (87 quilômetros ao norte de Cascavel), mantém sob segredo de Justiça o processo sobre a ação de dois menores que queimaram com gasolina o idoso Pedro Dias, 62 anos, causando-lhe ferimentos até de terceiro grau em toda a parte superior do corpo. Os menores V.S. e M.S., ambos com 15 anos, permanecem presos, e já foram ouvidos pelo magistrado em audiência.
Os menores atearam fogo em Pedro Dias na noite do dia 14, quando dormia em um quarto nos fundos da casa de um sobrinho, no bairro Jardim Progresso. Pedro estava embriagado e só acordou quando as chamas tinham tomando conta de sua blusa e do corpo. Apenas no dia seguinte, quando o efeito da bebida havia diminuído, começou a sentir fortes dores e procurou uma farmácia.
O idoso foi encaminhado ao Hospital Santa Rita, onde constatou-se a gravidade das queimaduras. Ele permanece internado em enfermaria.
Detidos pela Polícia, os menores foram levados para cela especial na Delegacia. Mussi disse que o processo está em instrução e que não faria qualquer comentário.
Menores de idade são protegidos constitucionalmente e por legislações especiais. V.S. é filho de uma empregada doméstica e de um bóia-fria. M.S. é órfão e vivia na casa da avó. Eles moravam em casas vizinhas - próximas da moradia de Pedro Dias -, frequentavam a escola regularmente e nunca tiveram passagem pela Polícia. Os menores, segundo a Polícia, defecavam e urinavam em bêbados que encontravam pelas ruas.
Dias antes de terem queimado o idoso, mataram um cão, usando gasolina e ateando fogo no animal. A Folha apurou que V.S. foi transferido para a delegacia de Tupãssi, a 10 quilômetros de Assis Chateaubriand. M.S. permanece na cidade.


