Juiz manda soltar acusados de tentativa de extorsão
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de março de 1999
Osmani Costa 
O juiz da 5ª Vara Criminal de Londrina, José Roberto Pinto Junior, expediu ontem o alvará de soltura beneficiando o escrivão José Antônio Alves de Camargo e os investigadores da Polícia Civil Daniel Pinto de Melo e Robson Avancini. Eles são acusados de tentativa de extorsão e estavam detidos no Instituto de Criminalística há 18 dias.
Os três vão responder em liberdade ao processo aberto a pedido da Promotoria de Investigações Criminais (PIC). Segundo a escrivão da Vara, o juiz José Roberto Pinto Junior não concede entrevista porque o processo correrá sob segredo de Justiça.
A denúncia da tentativa de extorsão foi feita pela instrutora de auto-escola Elizabeth Moraes Machado ao Ministério Público, no mês passado. De acordo com ela, que apresentou uma fita K-7 à Justiça, o escrivão Camargo teria pedido R$ 4 mil para liberar um veículo Gol, de sua propriedade, que havia sido furtado em Guarulhos (SP).
O escrivão e o investigador Daniel Melo trabalhavam no 2º Distrito Policial de Londrina, e durante o inquérito policial inocentaram Robson Avancini, que atuava no setor de Furtos e Roubos da 10ª Subdivisão Policial. Os policiais negam a acusação e afirmam que Elizabeth Machado tentou suborná-los para não ser indiciada em inquérito que investigava o furto do automóvel. O delegado Antonio Zuba de Oliva, que trabalhava no 2º DP na época da denúncia, foi afastado da função e colocado à disposição da Divisão da Polícia do Interior, em Curitiba, pelo delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial, Wanderci Corral Fernandes.


