Juiz critica ociosidade dos presos na CCL
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de março de 2004
Janaina Garcia<br>Reportagem Local 
O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Roberto do Valle, inspecionou, durante a tarde de ontem, as instalações da Casa de Custódia de Londrina (CCL) e determinou o remanejamento de presos de regimes semi-aberto e fechado para uma mesma galeria. O obejtivo é conseguir espaço para que eles façam alguma atividade que diminua o tempo ocioso.
Valle informou ter inspecionado cela por cela e encontrado a maioria dos presos dormindo, sem ter o que fazer além de assistir a TV ou jogar xadrez. ''Antigamente eles costuravam bolas de couro, com patrocínio da secretaria estadual de Esportes, mas hoje não fazem nada'', disse, lembrando que na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL), por meio da iniciativa privada, os detentos fabricam 4 mil bolas por mês. ''A idéia é transferir parte dessa atividade para a CCL, ao menos para os condenados'', adiantou.
Segundo o juiz, é necessária a transferência de 34 presos das carceragens do local medida que, de acordo com ele, não deve ser tomada de imediato, ''pois tanto a PEL quanto a Colônia Penal Agrícola também estão superlotadas''. Outro problema verificado, disse, foram as muitas rachaduras nas paredes. ''A construção é de 2001, isso não deveria estar ocorrendo'', resumiu.


