Dai undokai: grande dia de exercício. Cento e vinte e cinco crianças e jovens aproveitaram o domingo de sol para se exercitar por meio de brincadeiras. Entre corridas, pescaria, cabo de guerra, os adolescentes, principalmente da colônia japonesa de Londrina, aproveitaram para se divertir e se integraram.
''Nós direcionamos as atividades deste ano para os jovens'', argumentou a coordenadora do evento, Elaine Sakaizawa. Segundo ela, cada vez menos os jovens estavam participando das atividades e por isso o 'dai undokai' deste ano foi programado para esse público.
Apesar da pouca idade, Eduardo Kazuya Ushiama Ikeshoji, 6 anos, participou de várias brincadeiras, competindo com amigos bem mais velhos do que ele. Entre as provas que ele participou estava a corrida do pão. O participante dessa prova tinha que retirar com a boca o pão que estava pendurado por um fio e, depois, correr com ele na boca até o final da pista. ''Gosto que ele participe das provas para aprender a tomar decisões, saber ganhar e perder'', disse a mãe de Eduardo, Érica Ushiama Ikeshoji.
A estudante Cristina Hayashi, 15 anos, revelou que gosta de participar do 'dai undokai' porque faz exercícios físicos sem perceber.

mockup