Discutir a fé em sentidos mais amplos, pensando em um futuro melhor para Londrina e como cada pessoa pode contribuir para isso foi a proposta de uma mesa-redonda realizada ontem pela manhã no Colégio Mãe de Deus. A iniciativa faz parte da semana de comemoração ao dia do padroeiro de Londrina, o Sagrado Coração de Jesus.
Rafael Carvalho, membro do Observatório de Gestão Pública de Londrina e suplente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social, ressaltou a importância da participação da comunidade, fiscalizando o poder público. "Conseguimos economizar R$ 100 milhões dos cofres públicos no ano passado. Todos somos um pouco donos do que é público e a política não é feita somente de políticos. É justamente esse acompanhamento da comunidade que faz com que os políticos andem direito e que faz as coisas aconteçam", ressaltou.
Carvalho também destacou a importância dos movimentos sociais, que denunciam a corrupção e agem para que os políticos sejam penalizados. Ele ressaltou a importância do estudo e a participação dos jovens para melhorar o país e anunciou a criação do Observatório Mirim, que visa despertar nos alunos a importância do controle social.

Observatório Mirim
A coordenadora do projeto, Rosemary Batista de Oliveira, conta que está quase tudo pronto e o projeto deve ser implementado no segundo semestre deste ano, em uma escola piloto. "Iremos trabalhar com alunos do Ensino Médio e o objetivo é despertar a participação social e a cidadania. Eles irão fazer um diagnóstico na escola, analisando os aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. Iremos também trabalhar a responsabilidade social e o bem público e a importância da valorização do servidor."
Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e membro do Movimento de Artistas de Rua, Danilo Lagoeiro destacou a importância da cultura pública e de fácil acesso, além da importância de agir para ter um mundo melhor.
O padre Ademar Lorenzetti lembrou, entre outros pontos, a importância do jovem não ficar fechado em si, pensando apenas no individual, mas de viver sua fé em grupo. Jéssica da Silva Hisnauer, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Mãe de Deus, foi a representante dos alunos e ressaltou a importância dos jovens cobrarem as autoridades, para ajudar na evolução da sociedade. "Devemos usar as redes sociais não somente para os assuntos particulares, mas para nos informarmos, conhecermos a situação do nosso município e mudarmos a cidade", destacou.
O coordenador de pastoral do colégio, Otávio Ávila, afirmou que o debate alcançou o objetivo esperado, indo além da questão religiosa. "Queremos que eles não escolham uma profissão pensando somente em atingir uma vida confortável para si e para sua família, mas também mudando a sociedade, se colocando em marcha, como o papa (Francisco) tem feito."

mockup