O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Pontal do Paranapanema, José Rainha Júnior, condenou a violência dos integrantes do MST em Londrina. Rainha disse que não estava a par do que aconteceu na fazenda Borborema, onde sem-terra mataram o segurança José Lopes de Oliveira, mas garantiu ser contra qualquer tipo de violência e execuções.
Segundo José Rainha, o MST não é um movimento violento e que os fatos ocorridos na fazenda Borborema são considerados aéticos. ‘‘Vamos sempre defender a vida’’, disse ele.
Ontem, o ministro interino da Justiça, Milton Seligmann, anunciou que na próxima semana o governo iniciará um ciclo de debates sobre a violência no campo. A primeira reunião será com o MST e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Seligman confirmou que nos próximos dias o ministério fará uma nova operação desarmamento. Desta vez, será no Pontal do Paranapanema, envolvendo as polícias militar, civil e federal. ‘‘O Conselho de Segurança do Sudeste já definiu a operação’’, anunciou Seligman, sem dar maiores detalhes sobre a ação.

mockup