Mauricio Della Barba
De Londrina
O jardineiro Valcuruci Jorge dos Santos, de 39 anos, elogiado em uma reportagem da Folha na semana passada, por ‘‘transformar’’ lixo em roupa nova, já conseguiu aumentar sua coleta do mês.
Todos os dias, pelas ruas da cidade, o jardineiro sai em busca de lixo reciclável que encontra pelo caminho, para depois vendê-lo e convertê-lo em roupas novas para crianças e bebês carentes do seu bairro, o Jardim Marabá (zona leste de Londrina).
‘‘No mesmo dia, recebi uns cinco telefonemas para buscar lixo. Acho que vou poder doar mais coisas este mês’’, disse contente. Segundo ele, os telefonemas ajudaram a coletar cerca de 70 quilos de jornal, de uma só pessoa, na Vila Casoni, além de dez quilos de cobre doados por uma empresa no Jardim Ana Elisa. ‘‘Não importa aonde é o lugar. Vou buscar de qualquer jeito’’, diz.
Jorge também recebeu um colchão de casal, o qual deve doar a uma família com crianças pequenas. ‘‘Foi difícil carregar, mas vai ajudar muito’’, diz o jardineiro motivado com as novas doações. Revistas usadas e algumas peças de roupas também foram doadas durante o final de semana.
Apesar do aumento nas suas arrecadações, Jorge pretende juntar mais lixo, para poder melhorar as doações agora no Natal. ‘‘Tem que lutar mais. Quero pegar mais coisas para vender e comprar roupas antes do Natal’’, avisa.
O jardineiro faz outro pedido. ‘‘Gostaria de dar balas e doces para a molecada. Quem sabe eu consigo, né?’’. Mesmo que consiga seu objetivo, Jorge afirma que vai continuar ‘‘garimpando’’ as ruas e enchendo a velha caixa de plástico de sua bicicleta com o lixo reciclável. ‘‘A batalha sempre vai continuar’’. O número do telefone de Jorge é (43) 329-0083.

mockup