Jardim Botânico será centro de jardinagem
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de setembro de 2004
Francismar Lemes<br>Reportagem Local 
''Mais que um Jardim Botânico, os londrinenses terão um centro de jardinagem, que irá formar profissionais para atender todo o Paraná''. Essa é uma das propostas do secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida para a construção do parque, que já foi alvo de críticas.
Tendo na cabeça jardins botânicos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Quebec (Canadá) e Madri (Espanha), Cheida imagina que seja construído em um terreno acidentado de aproximadamente 30 alqueires - que já está sendo negociado, mas que por enquanto prefere não divulgar onde está localizado para não despertar especulação imobiliária.
O secretário afirma que o projeto deve incluir um anfiteatro, salas de estudos e, possivelmente, um insetário, bem como ciclovia, biblioteca e loja de conveniência.
Porém, a previsão é que os londrinenses somente desfrutarão do jardim no início de 2006, quando deve ser inaugurado.
''Estou tentando conseguir o terreno a custo zero, negociação que pretendo fechar este mês e, então, lançaremos o edital de concorrência pública do projeto de construção'', afirma o secretário.
Para a obra, a secretaria dispõe de quase R$ 4 milhões. Um milhão e meio viriam da medida de compensatória do Pool de Combustíveis , que em 2002 foi responsável pelo despejo de 100 mil litros de óleo no Ribeirão Lindóia. Um valor semelhante seria repassado pelo governo estadual, que poderia acenar com novos recursos.
Além da área de lazer para o público, o espaço seria utilizado para a formação profissional.


