Fechado desde o início da pandemia, o Jardim Botânico de Londrina, na região sul, reabriu as portas para o público nesta terça-feira (9). O parque irá funcionar de terça a domingo, sempre das 8h às 18h. A organização do espaço orienta a necessidade de utilização da máscara de proteção, higienização constante das mãos e que as pessoas evitem aglomerações, mesmo estando num lugar aberto, entre outros cuidados básicos para prevenção à Covid.

Imagem ilustrativa da imagem Jardim Botânico reabre em Londrina após 17 meses
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Os visitantes também precisam se atentar com outras indicações. “Pedimos para que as pessoas recolham o lixo, que circulem na pista e caso usem o gramado, que observem para não pisar no canteiro. Não é permitida a entrada com bicicletas, skate ou animais domésticos. É um lugar para contemplação”, elencou Patrícia Moreira Marques, engenheira agrônoma e servidora do jardim botânico.

A funcionária destacou que mesmo fechado, o espaço recebeu manutenção. “Continuou a questão de jardinagem, cultivo de plantas, limpeza, inclusive da avenida dos Expedicionários (onde ficar o jardim)”, apontou.

O Jardim Botânico conta com mais de um milhão de metros quadrados, que engloba rios e mata nativa. Marques disse que o parque não tem uma estimativa de quantos visitantes passavam pelo local antes da pandemia, mas estima que a procura volte a ser grande com a retomada do funcionamento. “O pessoal estava ligando aqui para saber se já tinha voltado. A expectativa é de que volte a funcionar como antes, como mais uma alternativa de lazer em Londrina.”

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.