Jandaia do Sul – A Prefeitura de Jandaia do Sul (Norte Central) indicará quatro áreas para que a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) escolha onde será construído o campus da instituição. Na semana passada, o reitor Zaki Akel Sobrinho anunciou que cinco cursos (Engenharias de Produção, de Alimentos e Agrícola, além de Licenciaturas em Computação e em Ciências Exatas) serão ofertados já no vestibular 2013/2014 e as aulas terão início no segundo semestre do ano que vem. Cada curso terá 50 vagas. Estudantes, comerciantes e o Executivo comemoram a instalação da unidade e projetam fortalecimento da economia.
A Prefeitura se comprometeu a adquirir e doar um terreno no valor de R$ 300 mil para abrigar a unidade de ensino superior. De acordo com o prefeito Dejair Valério (PTC), os endereços das áreas não foram divulgados porque fomentariam a especulação imobiliária. No entanto, ele revelou que os terrenos ficam de dois a quatro quilômetros do centro. "São áreas bem localizadas. A escolha só depende do reitor, pois a verba municipal está garantida", assegurou. Akel Sobrinho deve visitar a cidade em breve.
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) liberou R$ 45 milhões para obras e aquisição de equipamentos, além de concurso público para preencher 138 vagas, entre docentes e cargos administrativos. A sede própria, porém, só será inaugurada em 2015. Até lá, as aulas serão ministradas nas instalações da Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan).
A diretora da Fafijan, Maria Gertrudes Guimarães, exaltou a parceria entre as instituições. "Nós erguermos a bandeira para trazer a UFPR, pois sabemos que teremos uma convivência harmoniosa. São opções a mais para os estudantes", afirmou. Com 47 anos de existência, a Fafijan oferece 11 cursos nas áreas de Humanas, Biológicas e Exatas para cerca de 900 alunos.
Apenas algumas adaptações de laboratórios específicos serão necessárias no prédio da Fafijan, que possui nota máxima no padrão MEC em infraestrutura. "Os alunos da UFPR estudarão pela manhã e tarde e os da Fafijan continuam a noite", explicou a diretora.

mockup