Lúcio Flávio Moura
De Londrina
O dia é hoje muito especial para quem vive ou nasceu em Jacarezinho, cidade-pólo do Norte Pioneiro. O município completa cem anos de emancipação política. As comemorações começaram em março e terminam em dezembro. Ao todo, 122 eventos durante o ano terão referência direta ou indireta ao centenário.
Ontem, as solenidades se concentraram na Catedral, com a Missa do Centenário e o Concerto de Gala do Centenário, executado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e uma composição de coral de 150 vozes de várias cidades do Estado. A apresentação da banda local Jair Supercap Show – conhecida em todo o Brasil – estava prevista para a madrugada, em um baile no Ginásio Municipal.
A principal atração de hoje é o tradicional desfile cívico na Rua Paraná. O evento tem mais de oito décadas de história e todos os anos percorre 1,5 mil metros da Avenida Paraná, a mais importante da cidade. Escolares, militares do Tiro de Guerra, policiais militares e soldados do Corpo de Bombeiros e mais 30 entidades e empresas farão parte do desfile. A expectativa é que 10 mil pessoas compareçam no local a partir das 9 horas, inclusive a vice-governadora Emília Belinati.
Uma hora antes, a cidade ganhará a Praça Rui Barbosa remodelada. Construída na década de 50 e localizada na área central de Jacarezinho, o espaço ganhou um novo projeto paisagístico, um novo chafariz e poderá contar agora com réplicas das luminárias originais.
Para os esportistas, a pedida para hoje é a partida de futebol entre a seleção de Jacarezinho e a seleção Masters do Paraná (que reúne craques do passado), no Estádio Municipal Pedro Villela às 15 horas.
A programação também tem uma atração original. Desde ontem, estão instalados seis rádio-amadores em frente à prefeitura, onde a população poderá entrar em contato com usuários do Brasil inteiro e informá-los sobre o centenário do município. Cada rádio-amador de outra cidade que participar da maratona receberá em casa um certificado do centenário.
Na sexta-feira, um jantar de adesão reuniu 580 pessoas de todo o Brasil no Jacarezinho Clube. Na sequência, ocorreu uma sessão cívica com a entrega da Comenda do Centenário.
Em julho, o centenário volta a ser lembrado com os tradicionais eventos ligados à cultura country: a 11º Fetexas, o 42º Baile do Texas e o Desfile Texano de Rua. (Leia mais sobre o centenário de Jacarezinho no caderno Folha Reportagem)