O reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jackson Proença Testa, se reúne hoje com a comunidade de Ivaiporã (110 quilômetros ao sul de Apucarana), para debater a possibilidade de implantação de um campus avançado no município. A reunião será realizada no salão paroquial da Igreja Bom Jesus.
A comunidade local anseia pela criação de novos cursos de universidades públicas na região. A UEL, por sua vez, tem planos de abrir campus avançados em todo o norte do Estado, nas áreas de ensino e pesquisa. Ivaiporã já possui uma faculdade, a Univale, que é particular.
Segundo a diretora do Colégio Mater Consolatrix, irmã Petronila Maria Batisti, este é o primeiro debate que permite contato entre a comunidade e a reitoria da UEL. ‘‘O problema é que nem todas as pessoas têm condições de pagar uma faculdade particular. Nós queremos somar ao que já existe no município e dar condições de ensino iguais para todos’’, comenta.
Na cidade, foi montada a ‘‘Comissão Pró-Desenvolvimento Educacional de Ivaiporã e Região’’, para avaliar a possibilidade de implantação de cursos da UEL no município. Irmã Petronila, que integra a equipe, está oferecendo o espaço físico do colégio para as atividades de extensão.
‘‘A cessão do prédio é por tempo determinado, até que a comunidade local encontre um local definitivo para a universidade. E este espaço seria utilizado para as aulas noturnas, quando não há atividades no colégio’’, informa. A reunião está marcada para começar às 19 horas e é aberta a toda a comunidade.

mockup