'Irerê só precisa de mais opção de lazer'
Lúcio Horta
De Londrina
Para morador, até emprego o distrito de Londrina oferece, embora o sub-prefeito diga o contrário. No ano passado, comunidade lutou por um terminal de ônibus e foi atendida
A Avenida Paraná, que corta o distrito de Irerê de ponta a ponta, é o local onde os cerca de dois mil habitantes da comunidade se encontram nos finais de semana. Ou, então, ao entardecer, depois do trabalho, para colocar a conversa em dia ao redor de uma mesa ou de um simples balcão de bar com cerveja gelada ou refrigerante. Também na Avenida Paraná os jovens de Irerê passam o domingo fazendo amigos e paquerando.
Fundado entre 1932 e 1933 e elevado à condição de distrito em 1947, Irerê é pouco diferente da maioria dos povoados da zona rural de Londrina, onde o verde e a calmaria do dia-a-dia predominam. Exatamente por isso, a maioria da população diz que não trocaria o lugar por nada.
Aqui é bom, sossegado, não tem amolação. Está sempre tranquilo, diz, mineiramente, o funcionário público Davi Rocha, 49 anos, um dos moradores mais antigos do lugar. Ele chegou a Irerê com a família em 1951, vindo de Minas Gerais, quando tinha apenas um ano de idade. Solteiro, até hoje mora com os pais.
Com a vassoura de palha de coqueiro na mão que pega tudo, ele destaca e tirando a pouca sujeira do jardim da igreja central, Davi comenta que o distrito mudou muito da época em que era criança para cá. Aqui só tinha um quarteirão e agora são várias ruas, destaca. Irerê cresceu muito e transformou-se num bom lugar para se viver, acrescenta.
O funcionário público observa que nem mesmo o emprego, a grande preocupação de qualquer brasileiro honesto, falta para quem está disposto a trabalhar no distrito. Serviço até que tem. Falta é empregado! Quem chegar aqui acha serviço, garante.
Para ficar ainda melhor, Davi acredita que o distrito deveria ter um pouco mais de opções de lazer. Se tivesse um parque infantil na cidade, as crianças se divertiriam mais e até a gente poderia participar. Ajudaria muito. Ele completa: Também falta cinema. Assim o pessoal não precisaria rodar tanto para poder assistir a um filme.
Enquanto o cinema não chega em Irerê, a principal diversão do final de semana, além da Avenida Paraná, é o futebol. Todo final de semana tem clássico no campinho do distrito e a rivalidade entre os times da zona rural é grande. Que o diga o Grilos Futebol Clube, do bairro Grilos, de Irerê, um dos mais tradicionais da região. Final de semana a gente vai mesmo é no futebol, que é divertido. No mais é tudo tranquilo, diz Davi.
De vez em quando aqui também tem baile e dá para se divertir bastante. É o que o pessoal jovem mais gosta, acrescenta Valéria Tatiane Alves, 14 anos (10 deles morando em Irerê) e estudante da 8ª série. Ela garante que não trocaria a vida que leva no distrito por outra na cidade. Gosto daqui. É calmo, gostoso de morar, não tem problema, aponta. E quando não tem baile, às vezes a gente vai passear em Londrina, completa.
O subprefeito de Irerê, José Aranda, no cargo há dois anos e meio, garante que o distrito não tem apresentado muitos problemas. Falta asfalto em uma ou outra rua, ele aponta, mas é só. A maior preocupação é mesmo a falta de emprego, afirma, contrariando a opinião de Davi Rocha. O povo vem muito aqui reclamar. Porque em Irerê não tem indústria, e é isso o que falta no distrito.
Aranda tem esperanças de que com a criação da Vila Rural em Irerê, lançada oficialmente na semana passada e que tem previsão para ser concluída em um ano, o movimento no local possa aumentar. A vila rural abrigará 81 famílias e promete, depois de inaugurada, abrir novos postos de trabalho e movimentar o comércio na região. Deve melhorar bem mais, estima o subprefeito.
Já o trânsito, que tanto mata em Londrina, não preocupa os moradores de Irerê. Nos dias de semana, em horário comercial, quando o povo sai para trabalhar na cidade ou nas fazendas da região, quase não passa carro na rua. Até mesmo a Avenida Paraná não raras vezes empresta suas árvores e postes para uma boa soneca depois do almoço.
O maior movimento fica por conta dos ônibus coletivos, que atendem não só Irerê como também todos os distritos da zona sul. Não é à toa que o terminal de ônibus urbano, instalado em frente à igreja e que deve ser inaugurado nos próximos dias, é um dos orgulhos da população.
Do terminal, os cidadãos de Irerê e de outros distritos da zona sul poderão partir para Londrina pagando uma só passagem de ônibus. O transporte coletivo será integrado com o Terminal do Jardim Acapulco (zona sul). Hoje a integração é apenas parcial, para quem sai da cidade para o distrito.
Foi também o terminal ou a falta dele que chegou a tirar a paciência dos pacatos moradores de Irerê, no ano passado. Em setembro, há exatamente um ano, foram realizados vários protestos contra a demora na construção do prédio e também contra o preço da passagem. Três ônibus chegaram a ser apedrejados. A manifestação deu resultado: no mesmo dia a prefeitura de Londrina anunciou que começaria a obra. Agora, com o prédio concluído, só falta inaugurar para começar a funcionar.
IRERE
Onde fica: cerca de 20 km ao sul de Londrina
Fundação: 1932/1933
População: 2.139 habitantes (IBGE/1996)
Característica: tranquilidade
Números de escolas: 5
Número de alunos matriculados: 558





